SHOWROOM (11) 5053-8333

O que é um cordão de madeira?

Um ambiente se torna muito mais rico visualmente quando optamos por instalar, além dos itens básicos também acabamentos. Eles são detalhes que ajudam a incrementar a decoração e possibilitam que o resultado final seja muito mais agradável.

E entre as opções de acabamentos para compor seus espaços está o cordão de madeira. Ele é uma peça pequena, mas que quando instalada faz toda diferença para valorizar o ambiente. E é sobre ele que nós vamos falar no artigo de hoje.

Continue lendo e entenda o que é o cordão de madeira, como ele contribui para sua decoração e também qual funcionalidade pode assumir.

O cordão de madeira

Um rodapé todo mundo conhece, e sendo assim fica mais fácil entender o que é o cordão de madeira. Isso porque esse acabamento é utilizado da mesma maneira como o rodapé, sendo um detalhe que finaliza o piso e faz a junção dele com a parede.

Mas o cordão de madeira também é aplicado em alguns projetos para dar acabamento no forro. Ou seja, ele também atua como rodaforro e ajuda a incrementar o visual do teto, para que fique com aparência mais agradável.

A diferença entre o rodapé e o cordão de madeira está no fato de que o segundo é uma peça mais fina e mais robusta do que o primeiro. Ou seja, enquanto o rodapé se eleva um pouco mais na parede e é mais fino, o cordão de madeira é uma peça mais baixa e mais arredondada.

Por que instalar um cordão de madeira?

Se o rodapé é uma opção para dar acabamento nos espaços, por que optar pelo cordão de maneira? Ora, é simples, porque cada um dos dois tem um visual diferente, e portanto, cada um pode harmonizar melhor com um determinado projeto.

Em questão de funcionalidade ambas peças atuam de forma similar. O cordão de madeira também é utilizado para proteger a parede contra impactos. Sua instalação impede que durante a limpeza, ou mesmo os móveis, acabem impactando-a e ferindo a pintura ou acabamento.

Mas além de sua funcionalidade o cordão de madeira também exerce papel estético no ambiente. Ele é um detalhe charmoso que contribui para a decoração do espaço e enriquece cantos que poderiam ficar pobres visualmente.

Na escada, por exemplo, o cordão de madeira é uma opção interessante para dar acabamento nos degraus. Ao invés de se utilizar o rodapé, podemos instalar o cordão, que fica mais delicado.

Cuidados na instalação do cordão de madeira

Antes de instalar o cordão de madeira é preciso saber que ele é uma peça indicada apenas para ambientes internos. Também é importante que o ambiente onde será instalado não receba limpeza feita com submersão e não seja muito úmido.

Isso porque o cordão não pode ficar mergulhado em água, para evitar que sua durabilidade seja comprometida pelas agressões que as fibras da madeira sofrerão em função do contato com a umidade excessiva.

Outro ponto importante é observar a qualidade do reboco. Falhas nesse acabamento ou irregularidades podem fazer com que o cordão não fique bem instalado, pois dificultam seu contato com a parede, podendo deixar frestas.

Quando muito expressivas, essas irregularidades precisam ser corrigidas antes de instalar o cordão, porém quando são mínima, elas podem ser preenchidas com cola de silicone acrílico.

Para obter um produto de qualidade esteja atento às garantias que o fabricante oferece, para ter certeza de que o material foi devidamente tratado e não sofrerá o ataque de pragas, além de resistir às variações de umidade relativa do ar.

O cordão de madeira é uma peça interessante para se ter no ambiente, porque é diferente e confere um acabamento diferenciado. E para conseguir um visual ainda mais exclusivo, opte por usar em conjunto o rodapé e o cordão em seguida, assim terá uma decoração mais rica e ainda protegerá o rodapé também.

SIGA NAS REDES

Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This
WhatsApp Vamos falar via WhatsApp?