SHOWROOM (11) 5053-8333

Posso usar a madeira cumaru para pergolado?

Embora tenham a mesma origem, as espécies de madeira não são iguais entre si. Elas podem variar muito em função das características da árvore de onde foi extraída. Por isso, para cada aplicação há tipos de madeira mais indicados.

No caso do pergolado, como ele está constantemente exposto à ação do tempo, é preciso ter cuidado para escolher uma madeira realmente propícia para esse fim, que suporte as agressões que virá sofrer.

E será que a madeira Cumaru é uma boa opção para ser utilizar na montagem de pergolados? Neste artigo vamos responder a essa pergunta, e também falar um pouco sobre as características que determinam se uma madeira pode ou não ser utilizada para esse fim. Acompanhe!

A madeira ideal para pergolados

O pergolado é uma peça interessante para ser acrescentada em áreas externas. Além de ser um elemento decorativo, ele também pode ser funcional, já que cria uma área coberta. Ali pode ser um refúgio para momentos agradáveis e um espaço para colocação de móveis, como bancos, cadeiras e mesas.

No entanto, é preciso considerar que o pergolado estará exposto a sol e chuva, e sendo assim, a madeira que for utilizada para sua montagem deve resistir bem a tudo isso. Também há chances de que pragas a ataquem e, por isso, sua resistência também deve ser boa nesse sentido.

O ideal é que a madeira para pergolado tenha sido aparelhada, a fim de ter um acabamento uniforme em sua superfície, o que a faz mais resistente. São indicadas espécies com boa dureza, e de acordo com a NBR 7190, as melhores são as pertencentes à classe C60.

As madeiras dessa classe possuem fibras muito entrelaçadas e com isso, elas possuem poucos espaços vazios entre si. Essa característica faz com que sejam mais impermeáveis do que outras espécies, pois não acumulam água em seus poros, e com isso, previne-se o apodrecimento do material.

Mesmo sem tratamento as madeiras da classe C60 resistem às agressões do tempo e podem ser mantidas em áreas externas. Mas com a aplicação de produtos que visam sua proteção, a durabilidade é ampliada ainda mais e a madeira resiste por muitos anos bem conservada.

Estão nessa classe de madeira as espécies:

  • Cumaru
  • Garapeira
  • Ipê
  • Itaúba
  • Jatobá
  • Maçaranduba
  • Piquiá

Pergolado de madeira Cumaru

Como você pode ver, a madeira Cumaru está entre aquelas mais indicadas para pergolados em razão das suas características naturais. Além dessas já citadas, o Cumaru também demonstra boa resistência contra o ataque de pragas como cupins e cupins de madeira, besouros e ainda fungos.

Tudo isso garante que um pergolado de madeira cumaru será resistente, forte, durável e bonito, mantendo-se conservado por muitos anos. O Cumaru pode ficar exposto ao tempo em áreas totalmente descobertas, que suas fibras resistirão ao apodrecimento.

 No entanto, sempre é indicado que a madeira receba um tratamento, porque apesar de ela ser forte e ter ótima durabilidade, se tratada ampliamos o seu tempo de vida útil. Assim, mesmo para o Cumaru, é interessante aplicar proteções como o verniz náutico, que cria uma película protetora de vedação.

Além de aumentar a impermeabilidade da madeira, os tratamentos com os produtos certos vão impedir que o sol modifique a cor da madeira. Isso porque sua radiação a oxida e faz com que fique acinzentada.

A aplicação de um protetor com filtro solar inibe a ação do sol e mantém a cloração da madeira Cumaru por muito mais tempo. Assim, você terá o pergolado com as características e cor da espécie que escolheu.

A madeira Cumaru é uma excelente opção para montar um pergolado. Ela atenderá ao que você precisa e resultará num projeto bem acabado, resistente e charmoso, como você deseja. Durante muitos anos o pergolado se manterá forte e bonito em seu jardim.

SIGA NAS REDES

Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO