Como conservar o assoalho de madeira?

Ter um piso de madeira é um conforto para os ambientes e também uma facilidade para o dia a dia. Afinal, o piso de madeira é fácil de limpar e não exige grandes manobras para se manter conservado.

E se você tem em seu piso um assoalho de madeira, que são aquelas placas maciças com cortes longos, então hoje vai aprender como mantê-lo conservado, limpo e sempre com aspecto de novo.

Acompanhe nosso artigo e veja a forma certa de cuidar desse tipo de piso, para evitar que ele se deteriore ou então perca seu visual por causa de agressões que poderiam ser evitadas. Acompanhe!

 

Na hora de limpar

Lembre-se sempre que a madeira tem necessidades diferentes de pisos frios, como porcelanatos ou cerâmica. Sendo um material de origem orgânica, ela precisa de cuidados especiais, mas isso não significa trabalho ou gastos extras.

Você somente precisa ter o cuidado de fazer a limpeza conforme o tipo de material que a madeira é. A primeira regra fundamental para todo tipo de piso de madeira é NUNCA deixá-lo submergido em água. Ou seja, não lave o piso de madeira.

Utilize uma vassoura de cerdas macias para varrer o piso, e se precisar aspirar, cuidado para que as rodinhas ou a ponteira do equipamento não arranhem as tábuas. Também tenha o cuidado de não deixar o foco de sucção nos rejuntes, pois ele pode se soltar por causa da pressão.

Para eliminar o pó e marcas, use uma solução de água com sabão neutro, umedeça um pano e passe no chão, em seguida enxugando com um pano seco e macio. Nunca use produtos químicos ou abrasivos, pois eles danificam a madeira.

Se desejar, há alguns produtos especialmente destinados para limpeza de assoalhos de madeira, eles podem ser utilizados sem risco de causar danos ao material. Além disso, vão higienizar adequadamente e sem deixar marcas ou manchas.

Algumas pessoas costumam passar cera no assoalho de madeira, porém, isso não é indicado. Para quem gosta do piso reluzente, é preferível optar por aplicar no assoalho um verniz lustroso, que dê o brilho desejado. Isso vai eliminar a necessidade de usar a cera.

 

Para evitar danos

Além da limpeza correta o assoalho de madeira também precisa de alguns cuidados no dia a dia para evitar que ele sofra danos. Um dos cuidados principais é colocar protetores nos pés dos móveis, para evitar o atrito que causa arranhões.

Tenha cuidado com a incidência solar na madeira, pois as tábuas que tomarem sol direto, podem ficar desbotadas ou manchadas e ter sua durabilidade comprometida. Nesses locais prefira colocar um tapete que esconda o piso e o proteja do sol, ou então, use cortinas, mas lembre-se de fechá-las para proteger a madeira.

Também há produtos com proteção UV que ajudam a minimizar os danos causados pela radiação solar. Eles podem ser aplicados para ajudar a proteger o assoalho.

Além disso, evite deixar partículas no piso, como areia ou terra. Elas vão fazer atrito com os calçados das pessoas e isso vai danificar a madeira também. Mantenha sempre um tapete à entrada para reter a sujeira e evitar ao máximo seu contato com o assoalho.

Sempre que alguma bebida, alimento ou substância cair sobre o assoalho, limpe imediatamente utilizando um material absorvente. Isso vai impedir que as fibras absorvam corantes, óleos ou substâncias que poderiam causar manchas irreversíveis.

E sempre que você perceber que seu assoalho de madeira já está ficando arranhado demais, reforme-o. Como o assoalho é maciço, ele pode ser lixado para eliminar as marcas e fissuras que surgem com o tempo. Depois basta reaplicar o verniz para que fique como novo.

Lembre-se também de que a madeira sofre com as variações da umidade relativa do ar. Por isso, nos dias mais secos utilize um umidificador de ar para ajudar a equilibrar o ambiente. Tenha cuidado, também com o ar condicionado, que ajuda a ressecar as fibras da madeira.

Com esses cuidados seu assoalho de madeira vai se manter novo e bonito por muitos e muitos anos, afinal a madeira tem uma excelente durabilidade,  e por isso é uma das preferidas para pisos resistentes e elegantes.

precisando-mais-informacoes sobre piso de madeira

Visite nossa Mega Loja

ParquetSP advertisement advertisement advertisement advertisement

Adsense