Como é fabricado o piso laminado?

O piso laminado é uma das opções preferidas para quem procura pisos de madeira. Porém, nem sempre as pessoas sabem como ele é fabricado realmente, e algumas chegam a confundi-lo com outros tipos de piso e revestimentos, como o maciço ou o carpete de madeira. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre a estrutura do piso laminado e acabar com as dúvidas sobre do que ele é feito.

A composição do piso laminado

Embora o piso laminado tenha aspecto de madeira e seja comercializado em lojas de piso de madeira também, ele é não fabricado com madeira maciça. É composto por esse material, sim, porém, não em tábuas esculpidas a partir da madeira maciça das árvores, mas trabalhado em camadas.

A maneira como o laminado é fabricado varia segundo cada fabricante. Porém, ele possui uma estrutura básica com quatro camadas, que são o balanço, o substrato, a lâmina decorativa e o overlay. Conheça a seguir cada um deles:

Balanço – essa é a camada inferior do piso laminado, a que fica em contato com o contra piso. Ela ajuda a manter o piso estável e também o protege contra possíveis danos da umidade. É fabricada em material maleável, que pode ser sintético ou kraft.

Substrato – essa é a camada mais grossa do piso, sua parte principal. Fabricada em MDF, HPP ou HDF, que são extratos de madeira, geralmente triturada e prensada para formar placas. É nessa camada que estão localizados os encaixes do tipo macho e fêmea que vão estabilizar e fixar o piso. O substrato também é a camada que torna o piso laminando resistente a impactos.

Lâmina decorativa – essa camada é aquela visível do piso laminado, o que garante o seu aspecto de madeira nobre. É essa camada que determina o estilo do piso sua aparência e visual. A lâmina decorativa pode se fabricada com um filme de madeira ou então com material impresso. Essa variação depende do fabricante escolhido e da linha de laminado também.

Overlay – A camada de overlay é que encerra o piso laminado. Ela é a superfície do piso, que fica em contato com o meio externo, que sofre danos e que recebe a limpeza diária. Trata-se de uma película muito resistente que suporta abrasão, e com isso previne danos como arranhões e riscos no laminado.

Todas essas camadas básicas têm um papel fundamental na estrutura do piso laminado, por isso, são indispensáveis em sua fabricação.

Conheça as vantagens do piso laminado

Como o piso laminado não é maciço, o seu preço também é menor do que dos pisos maciços de madeira nobre. O custo-benefício desse tipo de piso é um dos seus atrativos, mas não apenas ele, conheça outras vantagens que fazem do laminado uma opção interessante:

Instalação rápida e fácil: O piso laminado é instalado com a facilidade dos encaixes do tipo macho e fêmea. Esses encaixes garantem estabilidade para o piso, e ele ainda pode ser colado, o que melhora essa situação. Com isso, o trabalho é entregue rapidamente sem sujeira.

Sustentável: o piso laminado é ecologicamente correto porque suas placas são fabricadas com madeira compensada, a qual é fabricada com espécies de reflorestamento e certificadas.

 

Limpeza mais fácil: A camada de overlay do piso laminado faz com que sua lime-a seja muito prática. Basta uma vassoura de cerdas macias e um pano úmido para eliminar manchas e poeira.

Com isso o laminado também é um piso de madeira, mas com a vantagem de ter um valor menor do que a madeira maciça. Sua resistência é boa, e tomando os cuidados necessários você terá o seu piso laminado bonito por muitos anos.

precisando-mais-informacoes sobre piso de madeira

Visite nossa Mega Loja

ParquetSP advertisement advertisement advertisement advertisement

Adsense