Conheça a madeira Tauari

Hoje vamos falar sobre mais um dos tipos de madeira utilizados para fabricação de produtos diversos, e também para aplicabilidades distintas. Dessa vez você vai conhecer a madeira Tauari, que possui uma coloração muito bonita. E por isso é muito utilizada, inclusive, para o setor decorativo, como em móveis e acabamentos, por exemplo. Aprenda mais sobre o Tauari nesse artigo.

Detalhes e características da madeira de Tauari

O Tauari, cujo nome científico é Couratari spp., da família Lecythidaceae, popularmente também é chamado de tauari-amarelo, tauari-morrão, imbirema e estopeiro. Pertence ao gênero Couratari, que engloba outras espécies cujas características se assemelham a ele.

No Brasil essa madeira pode ser encontrada nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Rondônia. Porém, sua ocorrência também se dá em outros países.

O Tauari cresce nas terras da Guiana, Suriname e Guiana Francesa, e internacionalmente recebe os nomes de Couratari e ingipipa no Suriname, tauari, wadara e mahot cigar na Guiana e inguipipa na Guiana Francesa.

O Tauari é um dos tipos de madeira mais claros, tendo a coloração variável entre branco-amarelado e bege-amarelado-claro. Por isso, para quem busca um piso de madeira em tons neutros e suaves, essa é uma boa opção.

Inclusive também para ambientes pequenos, pois sua cloração pode ajudar a ampliar as dimensões desses. Mas para os ambientes maiores ela também pode ser aproveitada com sucesso no projeto.

O odor dessa madeira é praticamente imperceptível, mas possui um brilho bonito, que mantém um visual também muito belo para os produtos fabricados a partir dela ou os ambientes que recebem seu piso e acabamentos ou detalhes.

A madeira de Tauari é macia ao corte e possui densidade média, e isso permite que seja bem trabalhada, sendo, portanto, aproveitada até mesmo para peças curvas, já que aceita esse trabalho.

Outra vantagem dessa madeira, é que ela pode ser tratada com sucesso. Suas características físicas fazem com que ela seja permeável para várias substâncias, o que aumenta sua vida útil e a preserva.

Quanto a sua durabilidade, o Tauari é um dos tipos de madeira indicados para ambientes interiores. Isso porque ela pode apresentar tendência a manchar quando em contato com a umidade.

Porém, se a madeira tiver uma boa secagem e um preparo adequado com substâncias preservantes, ela terá uma excelente durabilidade.

Aplicações da madeira de Tauari

As aplicações desse tipo de madeira são muito extensas e ela é aproveitada para vários setores.

Na construção civil, o Tauari é matéria-prima para aplicações leves, como portas, janelas e venezianas. Mas também pode ser aproveitada na estrutura como ripas e partes secundárias. Ainda fabrica-se com o Tauari rodapés, guarnições, cordões e lambris.

Sua aplicação em móveis é para aqueles de modelo estândar, na estrutura das peças e para fabricação da parte interna.

Em utensílios funcionais é utilizada para vassouras, lápis, carreteis e bobinas. Ainda é matéria-prima de brinquedos, artigos esportivos, instrumentos musicais, peças decorativas e embalagens.

Como dito antes, essa madeira aceita bem o corte e tem boa trabalhabilidade, por isso, peças curvas ou encurvadas para decoração são fabricadas a partir dela.

Por isso, o Tauari é uma das boas opções entre os tipos de madeira que o mercado dispõe. Para quem precisa de peças com cores claras e que por si mesmas tenham um belo efeito visual, o Tauari favorece esse resultado, já que sua madeira tem

um incrível brilho próprio.

Por tratar-se de mais uma espécie nativa, procure optar sempre, por empresas e lojas que tenham certificado para comercialização e manuseio dessa madeira. Assim você terá investido num produto de qualidade e que não agrediu o meio ambiente.

precisando-mais-informacoes sobre piso de madeira

Visite nossa Mega Loja

ParquetSP advertisement advertisement advertisement advertisement

Adsense