Logo ParquetSP

O deck de madeira para áreas com piscina - Dicas Importantes!

 | 
Sumário

As áreas de lazer precisam ter não somente um visual agradável, mas também uma estrutura inteligente que permita às pessoas aproveitarem esse espaço com maior conforto e de uma forma mais agradável. A área da piscina, por exemplo, precisa ser projetada de modo que não somente a água seja o atrativo, mas sim, que as pessoas que frequentam esse espaço tenham opções para que os momentos ali sejam mais agradáveis. Essa tarefa é bem cumprida pelo deck de madeira, que faz com que mesmo fora da piscina este espaço seja agradável.

Porque instalar decks de madeira na área da piscina

Embora a piscina esteja disponível o ano inteiro, as pessoas costumam frequentar esse espaço nos dias de maior calor, quando o sol e a temperatura favorecem os mergulhos. Porém, ao mesmo tempo em que dias ensolarados tornam esses mergulhos mais agradáveis, ficar próximo à piscina pode não ser tão bom assim se a estrutura ao seu redor não permitir esse momento de descanso fora da água.

O calor do sol refletido pelo piso é um dos problemas nessa área, que se torna abafada e muito quente se não for feito um projeto prevendo esse desconforto e minimizando o problema. A instalação do deck de madeira é uma opção que permite que a área da piscina seja mais confortável na questão térmica, porque a madeira não tem a caraterística de absorver o calor como ouros materiais.

O deck de madeira na área da piscina também favorece o visual, deixando o espaço mais charmoso e com uma decoração mais rica e que valoriza e caracteriza esse espaço, como também permite maior higiene em torno da piscina, evitando que resíduos possam cair na água, como no caso de piscinas cercadas por grama.

Texto o deck para areas com piscina ParquetSP

Dicas para conservação do deck de madeira da piscina

Mas, não basta somente instalar o deck de madeira e usufruir da piscina. Para que este espaço preserve sua beleza e a madeira esteja sempre conservada é preciso fazer a sua manutenção da maneira correta e também tomar cuidados diversos. Veja algumas dicas para que seu deck possa ter uma durabilidade maior:

Escolha uma boa madeira – existem muitas espécies de madeira para fabricação de pisos, decks e acabamentos, porém, no caso do deck da piscina, que ficará numa área externa e vai sofrer danos, é preciso escolher uma madeira resistente que tenha maior densidade e tempo de vida útil. As espécies mais utilizadas costumam ser o cumaru, jatobá, itaúba e ipê. Porém, conversando com a equipe da ParquetSP você poderá ter a opinião de especialistas sobre a melhor espécie para o seu projeto.

Instalação longe do solo – é importante evitar que a madeira fique em contato direto com o solo, sendo que instalar o deck a uma pequena atura do chão evita que ele esteja em contato com a umidade. Para não precisar se preocupar com esse detalhe, na hora de adquiri o seu deck contrate também a mão de obra para instalação. Na ParquetSP você encontra esse serviço e a equipe de profissionais atende o projeto em todas as suas fases para garantia da qualidade e durabilidade do deck.

Manutenção – a cada seis meses ou pelo menos uma vez ao ano o deck precisa de manutenção. O próprio dono pode fazê-la ou solicitar a uma empresa que faça a manutenção, lixando a madeira para remover o verniz ou tinta antigos e reaplicar os produtos para impermeabilização e proteção da madeira.

Fique atento: Ao adquirir o seu deck e contratar a mão de obra para instalação, certifique-se de que a própria empresa poderá, depois, fazer a manutenção, assim você evita a correria da procura por alguém que lhe atenda com qualidade.

Para conservar melhor: evite utilizar produtos abrasivos ou químicos na madeira do deck, evite “machucar” a madeira, não deixe passar o prazo da manutenção e jamais instale na área da piscina madeiras que não tenham tratamento adequado contra cupins, formigas e brocas, que não tenham secado da maneira adequada e que não tenham tratamento impermeabilizante e contra a ação do sol.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
13:35 | 27/03/2024
magnifiercross