Diferenças entre piso maciço e carpete de madeira

Carpete de madeira ou piso maciço, qual dos dois é melhor? Que tal conhecer as suas diferenças e descobrir os pontos positivos e negativos de cada um deles? Confira nesse artigo.

Piso maciço de madeira X Carpete de madeira

COMPOSIÇÃO

Piso maciço: o piso maciço é fabricado com madeira de diversas espécies, sejam elas nativas do Brasil ou então cultivadas por aqui. São tábuas de madeira maciça que podem ser encontradas no mercado como tacos, assoalhos, parquets, entre outros. Podem ser utilizadas espécies como ipê, cumaru, jatobá, bambu, eucalipto, aroeira, entre outros.

Carpete de madeira: também fabricado em madeira natural, porém, se trata de uma folha fina desse material que é prensado e colado sobre uma estrutura de mdf, aglomerado, compensado ou outro similar. Também pode ser fabricado com diversas espécies de madeira.

ESPESSURA

Piso maciço: o piso maciço possui uma espessura maior do que o carpete de madeira. Ele pode ser encontrado em tábuas entre 1 e 2,5 cm.

Carpete de madeira: o carpete é muito mais fino do que o piso maciço, sendo que possui apenas 5 ou 7 mm de espessura.

INSTALAÇÃO

Piso maciço: a instalação do piso maciço de madeira varia muito de acordo com o tipo de piso escolhido. Alguns devem ser colados, outros possuem encaixes do tipo macho e fêmea, e também podem ser pregados ou parafusados.

O tamanho das tábuas também influencia em sua instalação no quesito tempo de entrega do projeto. No caso de tábuas menores, como é necessário instalar uma a uma, isso pode tornar a instalação um pouco mais lenta do que o carpete de madeira.

Carpete de madeira: possui encaixes do tipo macho e fêmea e é instalado sobre uma manta de separação. Sua instalação é muito rápida e limpa. Por isso, sendo essa uma das vantagens que faz com que o carpete seja uma opção para quem tem pressa.

CUSTO

Piso maciço: por ser fabricado em diversas espécies de madeira em diferentes espessuras, o valor do piso de madeira é muito variado segundo as particularidades do piso escolhido. Porém, como é maciço, ele tem um custo mais alto do que o carpete.

 Carpete de madeira: como leva pouco desse material, o seu custo é atrativo e se mostra mais barato do que os pisos maciços.

RUÍDOS

Piso maciço: a madeira não gera ruídos ao caminhar por ser maciça, podendo apenas soar um “toc toc” em caso de uso de salto alto. Seus ruídos, de um modo geral, são mínimos.

Carpete de madeira: como é instalado sobre uma estrutura, o carpete de madeira produz ruídos ao caminhar. É um som oco que é característico desse tipo de piso.

DURABILIDADE

Piso maciço: a durabilidade do piso maciço varia em razão da madeira escolhida, sendo que algumas espécies são mais resistentes do que outras. Porém, com os cuidado adequados para esse material ele dura por décadas.

Carpete de madeira: a durabilidade do carpete é bem menor do que da madeira maciça, embora varie também segundo as agressões e o cuidado que se tiver com ele. Porém, ainda assim a sua vida útil é bem menor do que a do maciço.

RESTAURAÇÃO

Piso maciço: a grande vantagem do piso maciço de madeira é que ele pode ser restaurado. Ou seja, quando arranhado ou com aspecto envelhecido, basta lixar e reaplicar o verniz que ele fica como novo.

Carpete de madeira: por ser muito fino não é recomendado que esse tipo de piso seja lixado para eliminar riscos. Em caso de manchas ou problemas menores é possível revitalizar o carpete. Mas agressões mais significativas, como arranhões, não têm reparo para esse tipo de piso, é necessária a sua substituição.

Assim, concluímos que o carpete de madeira é uma boa opção para quem deseja uma solução rápida e mais barata, sem perder em beleza, porém tendo consciência de que será por pouco tempo. Já o piso maciço é a opção para quem não quer ter dor de cabeça com seu piso tão cedo.

Ambos são belos, mas para quem precisa de qualidade, conforto e durabilidade, o piso maciço é a melhor opção.

precisando-mais-informacoes sobre piso de madeira

Visite nossa Mega Loja

ParquetSP advertisement advertisement advertisement advertisement