A madeira de demolição no nosso dia a dia

Talvez você já tenha ouvido falar bastante sobre a madeira de demolição. Mas você conhece ao certo a origem dessa madeira e porque ela tem esse nome? Nesse artigo você vai conhecer um pouco mais sobre ela, suas aplicações e as vantagens que oferece para quem decide utilizá-la em seus projetos e também para toda nossa sociedade. Continue lendo!

 

O que é madeira de demolição e por que ela tem esse nome?

A madeira de demolição trata-se de madeira natural também, proveniente de espécies nobres de árvores das florestas brasileiras. Porém, essa madeira já foi extraída da natureza há muito tempo.

A madeira de demolição trata-se de peças de madeira que foram utilizadas anteriormente em construções como casas, edifícios, galpões, em ferrovias e também cruzetas.

Com o passar do tempo as construções foram desmanchadas para dar espaço para prédios mais modernos, os dormentes são substituídos e as cruzetas também. Assim, a madeira utilizada acaba sendo descartada de sua função.

Isso não significa que ela tenha perdido sua qualidade. Grande parte dessa madeira pode ser realizada, porque encontra-se em perfeitas condições. É aí que surge a madeira de demolição como matéria-prima para novos produtos.

 

O que se pode fazer com a madeira de demolição?

Por já ter sido utilizada e se tratar de uma madeira antiga, a madeira de demolição traz consigo características únicas que não são alcançadas por tábuas recém-extraídas.

Ela adquire uma coloração própria, seus veios e ranhuras se destacam, as tonalidades variam e isso faz com que tenha uma aparência única, singular. O que permite a criação de peças da mesma forma únicas, que compõem projetos belíssimos.

A madeira de demolição é utilizada para fabricação de pisos, que são muito procurados pela beleza desse material. Porém, não é somente para essa aplicação que ela é destinada.

Também emprega-se a madeira de demolição em escadas, painéis, objetos de decoração, corrimãos, decks, na estrutura de construções, em móveis, forros, e outros mais que se desejar.

Trata-se de uma madeira como outra qualquer na questão trabalhabilidade, porque em suas características ela é incomparável. Inclusive no fato de que essa madeira é uma alternativa sustentável que respeita o meio ambiente.

 

A sustentabilidade da madeira de demolição

A extração da madeira foi (e ainda é) uma grande ameaça para as florestas brasileiras. Milhões de árvores são derrubadas para o comércio ilegal de madeira, por isso todas as ações que pudermos praticar em prol das nossas florestas são válidas.

Além de poder optar pela compra de madeira legalizada e liberada para venda, você pode ir além com sua consciência ambiental e optar pela madeira de demolição.

Ela é um produto reutilizado, porém, de alta qualidade. Assim, a escolha dessa madeira é uma garantia de que seu projeto não envolveu a derrubada de mais árvores para ser executado.

Além disso, o descarte de madeira, embora seja um material natural, se não for feito corretamente também traz danos para a natureza.

Assim, além de impedir que árvores sejam derrubadas, a utilização da madeira de demolição também reduz os resíduos sólidos descartados.

Você pode ter uma madeira rara

Diversas espécies da flora brasileira estão em extinção e precisam ser preservadas, portanto, não se pode fazer a extração dessa madeira. Mas, optando pela madeira de demolição você pode ter o seu projeto valorizado por madeiras raras e nobres, madeiras de lei.

E ainda com o status de ser um material, como dito anteriormente, sustentável, com visual único e características singulares que não serão encontradas em nenhuma outra peça.

Por isso, a madeira de demolição é a opção para quem deseja qualidade e beleza, sem abrir mão do respeito pelo meio ambiente. Mas

especialmente, e para quem deseja ter um produto único, já que o charme da madeira de demolição são as características que ela adquiriu ao longo do tempo.

precisando-mais-informacoes sobre piso de madeira

Visite nossa Mega Loja

ParquetSP advertisement advertisement advertisement advertisement

Adsense