O que é o acabamento em madeira T-molding?

Existem diversos detalhes em madeira que são utilizados para o melhor visual dos ambientes. O acabamento em madeira T-molding é um desses detalhes, que na verdade, tem a sua funcionalidade também. Mas você conhece esse acabamento e sabe para que ele serve? Se tem dúvidas, então acompanhe o artigo de hoje e descubra tudo o que você precisa saber.

O que é e para que serve o acabamento T-molding?

O acabamento em madeira T-molding é um detalhe utilizado nos pisos de madeira. Quando precisamos unir o piso de dois ambientes pode ser que fique uma fresta entre eles. O T-molding é uma peça que se encaixa nessa fresta para suprir o espaço que ficou.

Com a utilização desse acabamento de madeira eliminamos o vão entre os pisos, o que evita acidentes, melhora o visual final e impede que a sujeira se acumule nesse espaço, ou pequenos objetos sejam perdidos ali.

Especialmente na questão segurança o T-molding tem destaque, porque qualquer irregularidade no piso pode machucar alguém. Uma fresta poderia ser o suficiente para que os dedos do pé fiquem presos, principalmente de crianças e idosos, que possuem mais dificuldade para se locomover.

Além disso, quem tem animais de estimação também precisa ter atenção a esses detalhes. As patas pequenas e unhas desses animais facilmente se encaixariam no vão entre os pisos e isso causaria machucados graves nos bichinhos.

Onde pode ser instalado esse acabamento em madeira?

O acabamento T-molding é indicado para ser instalado em pisos de madeira. A utilização deve ser feita em ambientes internos e que não recebem fluxo de água. Isso porque mesmo o piso de madeira não pode ser expor a ela e porque também poderia acontecer infiltrações.

Assim, o T-molding pode ser utilizado para unir os ambientes como da sala para o quarto ou corredor. Também pode ser instalado na união de pisos de ambientes conjugados, mantendo a uniformidade no visual do piso desse espaço.

Como escolher esse acabamento?

A escolha do T-molding não é complicada e pode partir de uma premissa individual. O mais adequado é que ele acompanhe a cor do piso e também sua textura. Assim, se você possui um piso de cumaru, por exemplo, é interessante que o T-molding seja fabricado com essa madeira também.

Dessa maneira você conseguirá deixar o acabamento mais discreto e não o destacaria do restante do piso. O visual final ficaria mais homogêneo e somente a cor e textura do piso é que ficariam em evidência e não o T-molding.

No entanto, se você prefere que o T-molding seja um detalhe a mais na decoração do seu piso, também pode escolher uma cor e textura diferente daquela das tábuas. Nesse caso, o acabamento estaria evidente e seria facilmente visualizado.

Mas no caso de você escolher uma cor diferente para o acabamento em madeira T-molding, tenha cuidado para não colorir demais o piso. Procure harmonizar com a textura das tábuas ou então escolha o T-molding da mesma cor do rodapé, por exemplo.

Assim, você destaca esse detalhe, mas não foge muito ao padrão do ambiente. Agora, escolher uma cor para o piso, outra para o T-molding e ainda outra para o rodapé, pode deixar tudo confuso e carregado. Prefira não fazer isso.

E lembre-se de que para escolher o acabamento de madeira T-molding, não somente a cor e textura que devem ser suas preocupações. Também esteja atento à qualidade da madeira e suas certificações.

É essencial escolher madeiras com procedência legal comprovada e que tenham recebido tratamento adequado para resistir melhor à umidade e também pragas, como brocas, cupis, formigas e outros.

Esses detalhes garantirão maior vida útil para seu acabamento em madeira e menos preocupações para você.

precisando-mais-informacoes sobre piso de madeira

Visite nossa Mega Loja

ParquetSP advertisement advertisement advertisement advertisement