SHOWROOM (11) 5053-8333

Afinal, posso usar revestimento de madeira na cozinha?

Durante muito tempo foi cultivada a ideai de que a madeira não pode ter contato com a água porque rapidamente suas fibras começariam a apodrecer. Porém, isso não é totalmente verdade.

Algumas espécies de madeira são muito resistentes à umidade, e vemos a prova disso nas embarcações fabricadas com esse material. Por isso, o revestimento de madeira também pode ser utilizado na cozinha.

E é sobre esse assunto que vamos conversar no post de hoje, para você entender como decorar esse ambiente de uma forma charmosa, elegante e moderna, aproveitando toda a beleza e versatilidade da madeira.

O revestimento de madeira na cozinha não vai mesmo estragar?

Como dissemos na introdução, o pensamento de que a madeira não suporta a água é muito antigo, mas o conhecimento sobre esse material mudou ao longo do tempo. Além de serem estudadas as espécies mais resistentes, o tratamento da madeira também mudou.

Hoje, é feita a secagem ideal da madeira, a aplicação de produtos que protegem suas fibras e ainda a finalização com vernizes e resinas que a impermeabilizam. Ou seja, temos um produto final muito mais resistente e durável.

Por isso, aliando a durabilidade e resistência natural de algumas espécies aos tratamentos que a madeira recebe, o revestimento desse material na cozinha pode ser utilizado sem nenhum problema.

Em quais áreas da cozinha posso instalar o revestimento de madeira?

Já não existe mais uma regra sobre o local certo para instalar o revestimento de madeira na cozinha. Se sua preocupação maior é a água, saiba que ela pode até mesmo estar na bancada da pia, sem que isso cause danos ao material.

Estando a madeira bem tratada ela não absorverá umidade, e por isso, não é preciso se limitar a detalhes nos móveis, ou então escolher uma parede para revestir, e bem longe da pia. É possível inclui-la onde você quiser, porém, é preciso ter cuidado com as fontes de calor.

Lembre-se de a madeira é um material inflamável, e sendo assim, ela próxima do fogão pode ser utilizada, mas com cautela e reconhecendo a necessidade de cuidados extras e atenção. Esteja atento também ao calor do forno elétrico, pois isso pode reduzir a vida útil da madeira.

Quais cuidados devem ser tomados com a madeira na cozinha?

Assim como qualquer outro tipo de material que você utilize no revestimento da cozinha, a madeira precisará de cuidados para se manter conservada. Porém, nada complicado ou difícil de ser colocado em prática. Veja só:

1 – Nas áreas molhadas, procure sempre enxugar a madeira depois de utilizar o espaço. Evite deixar poças ou respingos na madeira para prevenir problemas. Ou seja, tenha sempre um pano macio e absorvente para aluxar nas tarefas.

2 – Não dispense o uso do depurador de ar ou de uma coifa para reter vapores e gorduras produzidos durante o preparo de alimentos. Assim evita-se que partículas de sujeira se depositem na madeira e outros materiais da cozinha.

3 – Na hora de limpar o revestimento de madeira, evite utilizar produtos abrasivos para que ela não sofra danos, como arranhões, manchas ou a perda de sua camada protetora. Prefira buchas ou panos macios com sabão neutro para fazer a higienização.

4 – Sempre que perceber que o revestimento precisa de manutenção, contrate um especialista para fazê-la. Com o tempo a madeira precisará ter sua proteção renovada, porque essa camada superficial naturalmente ficará envelhecida. Isso vai demorar anos para acontecer, mas precisa ser feito.

Como você viu, o revestimento de madeira pode ser utilizado sem nenhum problema na cozinha,

revestimento de madeira na cozinha

ela apenas precisa de cuidados que são diferentes do que para outros tipos de revestimentos. Mas quanto à água e vapores, a madeira resiste muito bem.

SIGA NAS REDES

Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO