SHOWROOM (11) 5053-8333

Banheiro com piso de madeira: como cuidar dele

Ter um banheiro com piso de madeira já não é mais algo tão incomum. Antigamente evitava-se esse material no banheiro em função da umidade. Porém, hoje a madeira é muito bem tratada para evitar seu apodrecimento, e ainda há espécies que possuem uma resistência natural à umidade.

Por isso, a madeira nesse espaço resiste muito bem e tem uma boa durabilidade. Porém, é claro que ela precisa de cuidados, assim como qualquer outro material e da mesma forma que se utilizássemos a madeira em outros cômodos da casa.

Hoje vamos ensinar como cuidar do banheiro com piso de madeira para manter a beleza do material e ainda garantir que sua vida útil seja bem longa. Continue lendo e descubra o que é preciso fazer.

Evite o contato direto com a água

A madeira pode ser utilizada no banheiro, mas é recomendado que ela não tenha contato direto com a água. Assim, devemos evitar usá-la no box, por exemplo, e preferir para as áreas secas do espaço.

Dessa forma a madeira não ficará encharcada e num local abafado, combinação que reduz a sua vida útil e estraga as fibras naturais da madeira. Nesse caso, use um piso frio no box e deixe a madeira para fora dele.

Mantenha o banheiro ventilado

A ventilação do banheiro com piso de madeira é essencial para evitar a proliferação de fungos e garantir que o material não absorva muita umidade. Esse cômodo tende a ser abafado, e por isso, um lugar ideal para proliferação de micro-organismos.

Deixe a janela aberta, use um exaustor e não mantenha a porta fechada o tempo todo. Depois do banho, prefira manter a porta aberta também para que o vapor e a umidade saiam do banheiro e não afetem a madeira.

Use o desumidificador

Quando a umidade relativa do ar está alta é mais difícil controlar a umidade no banheiro de forma natural. Afinal, mesmo deixando o espaço ventilado ele continuará úmido por causa do ar.

Em períodos assim você pode usar um desumidificador para eliminar o excesso de umidade no ar. Porém, tenha o cuidado de não exagerar no uso, porque quando o ar está seco demais a madeira também é danificada, porque suas fibras ressecam.

Leia também: Como cuidar do piso no inverno

Evite submergir a madeira

Na hora de limpar o banheiro com piso de madeira não é recomendado que ela seja lavada e submergida. Evite esfregar como fazemos com outros tipos de piso, e prefira sempre uma limpeza um pouco mais seca.

Panos úmidos ou molhados podem ser usados para a higienização, mas procure em seguida usar um pano seco para retirar toda a umidade e deixe o banheiro ventilando para que a água evapore por completo.

Use os produtos certos

Os produtos para limpeza de banheiros com piso frio não podem ser usados no banheiro com piso de madeira. Nesse caso, é preciso optar por produtos específicos para esse material e evitar aqueles com químicas fortes.

Também não é recomendado que sejam utilizadas esponjas, escovas ou produtos abrasivos. Eles causam arranhões na madeira e ainda danificam o seu verniz de proteção. Use itens macios e que não marquem a madeira.

Mantenha a madeira envernizada

Fazer a manutenção do piso de madeira do banheiro é fundamental para que ele se mantenha belo e conservado. Afinal, é o verniz que vai minimizar a permeabilidade natural das fibras da madeira.

Quando essa camada de proteção estiver ficando com aspeto envelhecido, ou quando aparecerem arranhões na superfície do piso, prefira fazer a manutenção lixando e aplicando nova camada do produto.

Leia também: Raspagem: Entenda como é feita essa manutenção no piso de madeira

Não é impossível nem complicado ter um banheiro com piso de madeira. Ela apenas precisa de cuidados que são diferentes daqueles aos quais estamos acostumados. Porém, esse material deixa o espaço muito mais confortável e aconchegante, por isso, é uma opção interessante para quem deseja inovar e sair do básico.

SIGA NAS REDES

Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This
WhatsApp chat