SHOWROOM (11) 5053-8333

Conheça um pouco mais sobre o Cumaru e sua madeira

O cumaru é uma madeira muito apreciada para fabricação de pisos, porém, sua aplicação vai muito além do que essa. A madeira de cumaru apresenta alta dureza, ou seja, é uma madeira muito resistente e por isso pode ser utilizada para fins diversos, ainda que sofra agressões, pois resiste muito bem a todas elas.

Aqui no Brasil o cumaru também é conhecido pelos nomes de camaru-ferro, cumaru-verdadeiro cumaru-amarelo, cumaru-rosa, cumaru-escuro, cambaru, cambaru-ferro, champanha, cumaru-da-folha-grande, cumaru-ferro, cumaru-roxo, cumbari, cumbaru-ferro e muirapagé. No exterior a madeira também possui nomes variados, como charapilla, cumaru, ebo, faux, gaiax , gaiac de cayenne, koemaroe, sarrapia e tonka. Quando a madeira já se encontra em formato de piso seu nome comercial passa a ser Brazilian Chestnut, Brazilian Teak ou Southern Chestnut.

A incidência dessa madeira na natureza, aqui no Brasil, ocorre nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia, e fora do Brasil ela pode ser encontrada na Bolívia, Peru, Venezuela, entre outros.

O plantio do cumaru

Para fazer a extração da madeira de cumaru é possível fazer o plantio de mudas destinadas exclusivamente ao comércio de madeira e outros derivados da planta, ou seja, madeira de reflorestamento, com isso, não extingue-se os espécimes que são encontrados no meio ambiente.

As mudas de cumaru podem ser obtidas através de estacas ou de sementes. Porém, a sua reprodução é lenta e no sistema de estaquia ainda faltam estudos para aprimorar a reprodução. Mas através das sementes obtém-se uma boa resposta para o plantio. As sementes devem ser colhidas da matriz diretamente ou então esperando que as sementes caiam assim que maduras.

As sementes são colocadas em substrato para que possam germinar e sua germinação não é demorada, ocorrendo entre 5 e 30 dias com aproveitamento de 80%, e mudas com 3 meses de idade já podem ser destinadas ao plantio definitivo. Porém, o desenvolvimento do cumaru em campo é bastante lento, e uma muda com dois anos de idade alcança a altura de apenas 1 metro e meio.

Em terrenos especiais como no Nordeste o plantio do cumaru pode vir associado a outras espécies primárias ou secundárias, sendo que algumas indicadas são pau-branco e sabiá. O plantio através do lançamento de sementes também acontece, e depois de germinar em meio à capoeira após 5 anos são escolhidas as melhores mudas, as mais fortes.

A durabilidade da madeira de cumaru

O cumaru pode ser utilizado até mesmo para construções externas e pesadas, como no caso de pontes, postes e até mesmo dormentes ferroviários. Devido a sua alta resistência ao ataque de pragas, como fungos e cupins, é uma madeira que pode resistir até 12 anos em contato direto com o solo.

Com sua dureza superior a muitas outras madeiras, ela se mostra muito difícil de ser trabalhada, mas ainda assim é amplamente utilizada para trabalhos mais delicados e leves também, como para fabricação de mobília e cabos de ferramentas, além da sua utilização para fabricação de pisos como assoalhos, degraus e tacos, entre outros detalhes da construção civil.

Mas para que possa apresentar essa característica de dureza e durabilidade, é preciso fazer a secagem ideal da madeira de cumaru. Ao secar naturalmente ela torna o processo mais rápido, porém, sua secagem natural pode apresentar rachaduras e ainda empenamento. Mas ao fazer a secagem da madeira cumaru de modo artificial, ainda que demore um pouco mais, o trabalho é compensador, porque a madeira não vai apresentar nenhum defeito.

Por todas as vantagens que apresenta para a fabricação de pisos e ainda para aplicações das mais variadas, a madeira cumaru é uma das favoritas quando o assunto é durabilidade, e na ParquetSP você pode encontrar diversos produtos fabricados com essa madeira, para que você  e seus ambientes possam ter sempre o melhor.

SIGA NAS REDES

Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO