SHOWROOM (11) 5053-8333

Madeira Roxinho: principais utilizações

Se você acredita que madeira é sempre marrom, variando apenas para mais claro ou mais escuro, se engana. Basta lembrarmos a cor intensa do pau-brasil, e logo vamos repensar esse conceito, afinal há mais espécies que possuem cores diferentes.

A madeira roxinho é uma delas, sendo que possui uma coloração exótica em comparação ao tradicional desse material. Isso porque o roxo não está apenas no nome, mas é de fato a tonalidade da espécie.

Veja também: Tipos de Madeira

Você ainda não conhece muito bem essa madeira? Então continue lendo nosso post e venha descobrir as aplicações que o roxinho possui, e conheça os encantos dessa espécie tão bela e de cor tão intensa.

As várias espécies da madeira roxinho

Não é apenas uma espécie de árvore que produz madeira roxinho. Diversas estão inclusas no mesmo gênero (Peltogyne sp), cada qual com seu nome e singularidades. Porém, possuem muito mais similaridades do que diferenças, e por isso, são tratadas juntas.

Estão inclusas no gênero Peltogyne paniculata Benth., P. maranhensis Huber & Ducke, P. subsessilis W. Rodr., P. paradoxa Ducke, P. catingae Ducke, P. confertiflora (Hayne) Benth., P. lecointei Ducke, P. recifensis Ducke.

Todas as espécies que fornecem madeira roxinho possuem o mesmo valor de mercado, e por suas semelhanças, a aplicação também é bastante similar entre elas. São nativas do Brasil e podem ser encontradas em países vizinhos e da América Latina, como Bolívia, Colômbia e Suriname.

A madeira roxinho também é conhecida como pau-roxo, pau-mulato, roxinho-pororoca, guarabu, entre outros. Seus nomes populares variam em função da localidade onde ocorrem e da espécie a qual nos referimos.

Características da madeira roxinho

Assim que é cortada, a madeira roxinho na verdade apresenta uma coloração castanho-escuro, porém, em pouco tempo ela adquire o tom roxo intenso ou de violeta púrpura. A exposição ao ar é o que faz com que a madeira mude sua cor.

Trata-se de uma espécie interessante para diversas aplicações, porque ela é muito resistente ao ataque de xilófagos terrestres, como cupins, carunchos e alguns besouros. Porém, ela não apresenta boa resistência aos marinhos.

A madeira roxinho e bem pesada e dura, pode ser bem trabalhada porque aceita a colagem e adquire bom acabamento. Porém, ela exsuda uma resina quando é aquecida, o que torna o trabalho com máquinas um pouco mais complicado.

Leia também: Você sabe o que é janka?

Em contrapartida, não é uma madeira que apresenta rachaduras com facilidade, e nem mesmo empena. Sendo assim, trata-se de uma boa escolha para pisos e também pode ser aplicada em mobílias, resultando em peças finas.

Aplicações da madeira roxinho

Por sua resistência à beleza, a madeira roxinho possui várias aplicabilidades. Ela é ideal tanto para utilização mais grosseira, como para dormentes, postes, vigas e caibros, como também para aquelas mais delicadas e artísticas, como tacos de bilhar e mobília.

Como pode ser bem acabada, ela também é utilizada para peças torneadas, em adornos, esquadrias, na marcenaria fina e, como dito, em pisos. Essa última aplicação da madeira roxinho resulta num revestimento belíssimo e muito resistente.

Quem vê os produtos confeccionados com madeira roxinho pode acreditar que ela foi tingida de forma artificial. Isso porque essa madeira possui uma cor inusitada e que foge totalmente ao padrão com o qual estamos habituados.

Um piso de roxinho, quando envernizado, tem uma aspecto diferente e cheio de personalidade, que torna o espaço único em função do tom dessa madeira. Ela parece ter sido mergulhada em algum tipo de corante, porém, é apenas o seu tom natural mesmo.

Leia também: Tabela de cores Pantone para 2018: como combinar com seu piso!

Quem deseja algo diferente para sua decoração, pode apostar na madeira roxinho como uma opção, porque ela é, por si só, um elemento de destaque. E como é resistente e forte, seja para compor sua mobília, detalhes decorativos ou o seu piso, ela vai atender com perfeição e manter-se bela por muitos e muitos anos.

SIGA NAS REDES

Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This
WhatsApp chat