SHOWROOM (11) 5053-8333

Piso de bambu: onde usar?

A sustentabilidade tem sido uma das maiores preocupações da atualidade e isso se reflete também na arquitetura, decoração e design de interiores. Uma das opções encontradas para aderir a esse grande movimento é a utilização de materiais menos agressivos para o meio ambiente, como o piso de bambu.

Com certeza você já percebeu que a madeira é uma das grandes tendências em projetos residenciais e comerciais. Mas por se tratar de um material de origem natural, os profissionais e empresas da área procuram ter o cuidado de utilizar madeiras de manejo sustentável e aquelas que provocam o menor impacto ambiental possível.

É por isso que o bambu está cada vez mais em destaque. Afinal, ele não é considerado uma árvore, mas sim uma gramínea, e a sua grande vantagem é que não é necessário sacrificar a matriz para obter a madeira.

Leia também: Decoração com sustentabilidade

Além disso, o bambu também cresce rapidamente, muito mais do que outras espécies utilizadas em construções e na decoração. Em função dessas e de outras tantas vantagens é que neste post nós vamos deixar algumas ideias de onde utilizar o piso de bambu, com muito bom gosto, para que seus projetos ganhem mais status. Confira!

 

Ideias de onde usar o piso de bambu

Como piso, de fato

É claro que as tábuas do piso de bambu são destinadas para serem utilizadas como piso de fato. E os ambientes ficam muito elegantes e bonitos quando recebem esse revestimento no chão.

E não se engane, porque não existe apenas uma tonalidade de bambu. Além da sua cor natural, também é possível optar pela sua madeira envelhecida, e ainda fazer o contraste entre o tom natural e aquele escurecido.

Além disso, como toda madeira o piso de bambu recebe acabamento, e nesse momento é possível alterar a sua tonalidade, optando por produtos que tenham essa função. Por isso a versatilidade desse material é muito expressiva e ele se adequa a diversos estilos de ambiente.

 

No forro

O piso de bambu também pode ser utilizado no teto para a composição do forro. Além de ajudar a dar um acabamento muito mais bonito para os ambientes, utilizar esse material próximo ao telhado também ajuda a manter o equilíbrio da temperatura e reduz a projeção de sons, já que ele tem propriedades térmicas e acústicas.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre forros e teto de madeira

 

Em revestimentos de parede

Paredes revestidas com madeira também fazem parte de projetos modernos de arquitetura e decoração. O piso de bambu pode ser o material utilizado para fazer esse acabamento, sendo que uma de suas grandes vantagens é o fato de ser leve.

Em função disso, de sua trabalhabilidade e do belo aspecto que essa madeira possui, o piso de bambu pode receber mais essa aplicação, conferindo um destaque especial para uma determinada área ou adequando-se ao estilo da decoração

 

Nos degraus da escada

A escada ganha um destaque especial e um novo visual quando os seus degraus são revestidos com madeira. O piso de bambu também pode ser aplicado para essa finalidade, contribuindo para a decoração de mais esse elemento e com a vantagem de ser de uma forma sustentável.

 

Como rodapé

O bambu também pode dar um acabamento especial ao piso e as paredes, formando um belíssimo rodapé. Por ser uma madeira resistente e não sofrer dilatação, é uma boa opção para fazer essa junção e conferir um detalhe de muito bom gosto.

Outras aplicações do bambu

Nas ideias anteriores as mesmas tábuas que são utilizadas no piso de bambu podem ser aplicadas para as demais finalidades. Mas esse tipo de madeira também pode ser utilizado em seu formato natural.

Na estrutura de pergolados, por exemplo, podemos usar as estacas de bambu na construção, o que garante um visual ainda mais natural. Também nos brises é possível utilizar o bambu dessa forma, mas outra opção são as tábuas e ripas mais finas formando a estrutura tradicional.

A combinação entre o piso de carvalho europeu e os móveis pode ser feita sem grandes dificuldades. Basta observar o tom que você escolheu e então harmonizar com as tonalidades dos móveis de modo que o ambiente não fique monótono e nem vibrante demais. Assim encontramos um equilíbrio ideal.

SIGA NAS REDES

Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This
WhatsApp chat