SHOWROOM (11) 5053-8333

Piso de madeira na decoração: como usa-lo no minimalismo

O piso de madeira já foi considerado um elemento rústico, e ele ainda é aplicado nesse tipo de decoração com muito estilo. Porém, para as pessoas que preferem ambientes mais clean, com uma decoração minimalista, também é possível utilizar esse tipo de piso e obter resultados belíssimos.

Na verdade, o que vai mudar é apenas o tipo de piso escolhido, a sua cor e também o gráfico utilizado na instalação das tábuas.  Tenha certeza, a madeira, ao mesmo tempo em que combina com ambientes rústicos, pode ser o material ideal compor ambientes mais suaves.

Leia também: Ambiente com piso rústico

Continue lendo este post e veja como o piso de madeira pode combinar muito bem com a decoração minimalista. Você vai perceber esse material é muito mais versátil do que você imaginava.

 

Por que o piso de madeira combina com a decoração minimalista?

Ainda que seja um elemento natural, não necessariamente a madeira deve ser utilizada somente em ambientes mais rústicos.  Ela também é bastante utilizada para compor espaços modernos suaves e delicados, como os ambientes com decoração minimalista.

Isso porque, como você já sabe, a madeira é um material bastante versátil, sendo assim, ela tanto pode ter esse aspecto mais rústico como também pode receber acabamentos ideais para aplicações mais sutis.

A decoração minimalista é caracterizada pelo mínimo de detalhes possível no ambiente. Ou seja, esse tipo de espaço não contém elementos em excesso para não poluir o seu visual. Geralmente são adotadas cores mais neutras ou claras, de forma que possa haver bastante harmonia e equilíbrio no ambiente.

Por isso, o piso de madeira pode ser ideal para esse tipo de decoração, o único cuidado que devemos ter é o de escolher a espécie correta, a disposição ideal das tábuas, uma textura mais suave e cores que estejam condizentes com esse estilo.

A seguir você confere algumas formas de combinar o piso de madeira com a decoração minimalista. Acompanhe.

 

Cor da madeira

Como dito, geralmente os ambientes que recebem a decoração minimalista possuem cores mais claras e suaves, sempre permanecendo nas paletas neutras. Por isso, ao escolher um piso de madeira para esse tipo de espaço, o ideal é não optar por algo diferente demais.

Não é preciso manter-se somente nos pisos brancos e cinzas ou em tom marfim. No minimalismo também podemos utilizar cores mais escuras, como os acastanhados ou mesmo pendendo para o preto. O cuidado que se deve ter é somente de combinar ou contrastar esse tom com o restante da decoração.

 

Texturas e veios

Como a decoração minimalista não é composta por muitos detalhes, na hora de escolher o piso de madeira o ideal é preferir as texturas mais simples. Por exemplo, evite as espécies de madeiras que contenham veios muito mais escuros contrastando, com o tom natural.

Para manter a harmonia e o equilíbrio dessa decoração, prefira madeiras que não tenham um grande contraste nesse sentido. Seus veios e sua textura, como a cor predominante, não devem ser muito diferentes no tom, para que não haja grande destaque.

 

Gráficos e instalação

Também é interessante que o piso de madeira escolhido não possua um gráfico muito detalhado. Embora seja muito bonito, o taco Versailles, por exemplo, possui muitos detalhes, sendo assim, pode não ser a melhor escolha para a decoração minimalista.

Prefira gráficos que não componham desenhos muito complexos, e para que haja ainda mais harmonia no visual, você pode preferir que a instalação das tábuas seja feita sempre na horizontal ou vertical.

 Tamanho das tábuas

Outro detalhe interessante do piso de madeira na decoração minimalista, é optar por tábuas que sejam maiores. Isso porque elas não vão gerar grandes detalhes na superfície, como acontece com o taco Legneto.

Essa não é uma regra, porém, entenda que quanto menores forem as tábuas maior será a quantidade delas por metro quadrado, sendo assim, haverá também bastante detalhes no seu piso. Se você quiser evitar esse efeito visual, prefira as tábuas maiores e mais largas para ter mais homogeneidade.

E se você quiser valorizar ainda mais a sua decoração minimalista, opte por um piso de madeira que seja sustentável, já que essa característica garantirá ainda mais modernidade para o ambiente. O piso de bambu, por exemplo, é uma boa opção.

Leia também: Piso de bambu e decoração minimalista

De toda forma, você pode escolher ainda outras espécies, e também outros tipos de piso de madeira. O ideal é ter em mente que esse tipo de decoração não requer muitos detalhes, mas você também pode dar uma atenção especial para o seu piso para que ele se destaque, e compor o resto da decoração de uma forma bem mais suave e clean.

SIGA NAS REDES

Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This