SHOWROOM (11) 5053-8333

Raspagem de piso de madeira: quando e como fazer?

Com o passar do tempo, todos os materiais utilizados em pisos acabam sofrendo um desgaste e sua aparência fica prejudicada. O mesmo acontece com tacos e assoalhos, por exemplo. Mas nesse caso, a vantagem é que é possível fazer a raspagem de piso de madeira.

Diferentemente de outros materiais, nem sempre é necessário fazer a troca da madeira para ter de novo uma superfície bonita. E neste post nós vamos falar um pouco a respeito dessa técnica de recuperação para que você saiba como renovar a aparência do seu piso. Acompanhe!

 

A vantagem da madeira sobre outros tipos de piso

A utilização de espécies diversas de madeira para fabricação de pisos para ambientes internos ou externos oferece diversas vantagens, porém, a possibilidade de restaurar as tábuas é uma daquelas mais interessantes.

Leia também: Assoalho de Madeira Rústica na Decoração Externa

Isso porque, quando um piso de outro material é danificado é necessário realizar uma intervenção muito mais expressiva para fazer a sua recuperação, seja retirando todo o piso para instalar um novo ou então aplicando outro tipo de material sobre o antigo.

De uma forma ou de outra, o trabalho, a bagunça e os gastos são maiores do que para realizar a raspagem de piso de madeira. Nesse caso, a restauração é feita de uma forma muito rápida, com pouca bagunça e um investimento pequeno.

Além de tudo isso, ainda devemos considerar que conseguimos manter o aspecto tradicional do ambiente. Isso é de grande valia no caso de construções mais antigas, onde se deseja preservar a identidade do edifício.

 

Quando deve ser feita a raspagem de piso de madeira

É natural que com o tempo o verniz aplicado sobre a madeira comece a ficar ressecado, prejudicando a aparência do piso. Pequenas agressões também comprometem o seu visual, como os arranhões provocados por atrito e ainda pequenas rachaduras que possam surgir nas fibras.

Leia também: Por que meu piso de madeira está com rachaduras?

A solução para esses dois problemas é a realização da raspagem de piso de madeira. Não existe um tempo certo para fazer essa intervenção, o que vai indicar essa necessidade é o aspecto do piso.

De um modo geral, leva muitos anos para que a madeira necessite ser recuperada dessa forma, e cuidados básicos na limpeza, e também para evitar o atrito sobre sua superfície, ajudam muito a minimizar os danos ao seu aspecto.

Por isso, não é preciso fixar uma data para fazer a raspagem, e o ideal seria realmente prolongar esse tempo. Afinal, embora benéfica, essa técnica retira uma pequena camada da madeira, deixando-a mais fina. Então, o quanto pudermos preservar a sua espessura original, melhor.

 

Como esse processo de restauração é realizado

A raspagem de piso de madeira não é um processo complicado de ser feito, inclusive, qualquer pessoa pode realizar, mas o ideal é que essa intervenção seja feita por uma empresa especializada; isso vai assegurar que a raspagem será realizada por igual em todas as tábuas, alcançando um melhor resultado sem prejudicar a estrutura da madeira.

De toda forma, a restauração consiste em lixar a camada superior do piso. O intuito é retirar todo o verniz, apagar as marcas, manchas, arranhões e pequenas fissuras. Ao final, o piso ficará mais uma vez homogêneo e sem marcas, como se fosse novo.

Esse processo pode ser realizado com o auxílio de uma máquina, o que é o ideal, mas também é possível fazer à mão, porém, leva muito mais tempo e o resultado não é tão perfeito quanto na máquina.

Como foi retirada a proteção superficial, após realizar a raspagem de piso de madeira é preciso reaplicar o verniz. Nessa fase podemos manter o visual anterior do piso ou mudar um pouco a sua aparência.

É possível optar pelo verniz brilhante, com toque acetinado, fosco e até mesmo produtos que ajudam a alterar a tonalidade natural da madeira. Então, o que vale aqui, na verdade, é o desejo do proprietário.

A raspagem de piso de madeira é uma técnica muito simples, porém, bastante eficaz para renovar a aparência do ambiente. Além de fazer a restauração apagando as marcas, também pode ser uma forma de mudar a decoração, alterando também o estilo do piso. De toda forma prefira sempre ser assessorado por uma empresa especializada em pisos de madeira para não danificar as tábuas e alcançar resultados profissionais. Além disso, consulte sempre o fabricante do seu piso de madeira para saber qual o verniz ideal para aquele piso.

SIGA NAS REDES

Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This