SHOWROOM (11) 5053-8333

Saiba mais sobre a madeira Ipê

As espécies de madeira utilizadas para fabricação de pisos, móveis e outros trabalhos em madeira são das mais variadas. Cada uma dessas espécies com suas características são indicadas para uma aplicação, em razão das propriedades que possuem ou da dureza que apresentam. O ipê é um dos tipos de madeira preferidas pela indústria madeireira, por ser resistente e possuir caraterísticas que o tornam interessante para ser trabalhado. Conheça um pouco mais sobre essa madeira.

A família do Ipê

Embora a espécie que represente o Brasil seja o pau–brasil, foi o ipê a espécie escolhida como símbolo nacional. Mais comumente conhecido o ipê de flores amarelas, a intensa cor de suas flores foi o que o tornou símbolo do nosso país. Mas, apesar do ipê amarelo ser o mais conhecido entre os brasileiros, a família do ipê é muito extensa.

Pertencente ao gênero Tabebuia, o nome popular ipê é utilizado para referir-se a 74 espécies diferentes de árvores. Ou seja, uma família realmente grande que é constituída por árvores diversas que possuem flores coloridas e atrativas. Esse gênero neotropical é o mais comum das espécies inclusas na família Bignoniaceae. Mas apesar de serem ainda apontados como pertencentes ao gênero Tabebuia, muitos ipês foram recatalogados e inclusos no gênero Handroanthus. Por isso, antes de estudar uma determinada espécie é essencial consultar um catálogo atualizado para ter referências precisas sobre cada uma delas.

O nome ipê provém da língua indígena tupi, e significa casca dura. O mesmo também é conhecido como pau d’arco, porque os índios utilizavam a madeira dessas árvores para fazerem os seus arcos de caça e defesa. Ou seja, há muito tempo o ipê é utilizado como matéria prima em razão da boa qualidade da madeira.

A madeira do Ipê

A madeira do ipê é utilizada para diversas aplicabilidades porque tem uma alta resistência a fungos e cupins. Também mostrou ótima resistência para ambientes exteriores e ainda boa resistência contra o apodrecimento. Com uma dureza alta e excelente densidade, pode ser empregada para as construções, na fabricação de instrumentos musicais, em portas e janelas, para a fabricação de pisos de madeira variados, entre outros mais.

A madeira possui o seu cerne na cor oliva-escuro e também oliva-amarronzado-escuro. De um modo geral costuma ser uniforme, porém a presença de lapachol pode fazer com que apresente alguns reflexos esverdeados. Sua textura é classificada como média e seu brilho de ausente a moderado. O cheiro é praticamente imperceptível.

A trabalhabilidade dessa madeira é regular e ela pode ser um pouco difícil de ser trabalhada a mão, pois as ferramentas podem perder facilmente o corte. Porém, seu acabamento é mais fácil, ela aceita muito bem ser lixada e para sua fixação é mais recomendado que seja pregada ou parafusada, já que pode ser mais complicada de ser trabalhada com cola.

Como toda espécie de madeira para qualquer uso que se fará da mesma, convém secar adequadamente e também fazer os tratamentos indicados para que torne-se impermeável e resista ainda mais ao ataque dos insetos. Quando a madeira será utilizada para residências como em vigas, caibros ou então para o piso, convém ainda mais fazer o tratamento devido para que a mesma possa resistir a umidade e as pragas e ter sua durabilidade prolongada.

É importante lembrar que o ipê e as demais tabebuias são árvores nativas das florestas brasileiras. Por isso, quando for optar pelo piso dessa madeira prefira adquirir a mesma com uma empresa séria devidamente certificada. Com isso você terá certeza de que a madeira tem seu comércio legalizado e não é fruto de desmatamento. Com isso, você poderá usufruir de todas as vantagens da madeira do ipê, porém, sem contribuir para a extinção das nossas florestas e das espécies que nela habitam.

SIGA NAS REDES

Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO