Qual o melhor produto para limpar piso de madeira?

O que sempre ouvimos dizer é que a limpeza de pisos de madeira é muito fácil de ser feita, mas ao mesmo tempo, todo mundo diz que não se pode usar qualquer produto para higienizá-lo. Ora, então como fazer uma limpeza que dizem ser simples, mas sem usar os produtos do dia a dia? Confira nesse artigo a resposta para essa pergunta e descubra como limpar o piso de madeira sem agredi-lo.

Por que nem tudo pode ser usado no piso de madeira?

Para fazer a limpeza de casa existem diversas opções de produtos no mercado. São multiusos, desinfetantes, produtos para limpeza pesada, ceras, tira-manchas e tantos outros. Porém, quando se tem um piso de madeira nem tudo pode ser usado nele.

Isso porque os pisos de madeira, embora resistentes, são delicados. Sua origem é orgânica e isso pode causar deterioração, e como sua estrutura é constituída por fibras que se hidratam e desidratam, essa característica pode fazer com que esses pisos criem manchas.

Ou seja, os produtos que você utiliza em pisos frios não podem ser usados para higienizar a madeira, porque a composição química desses produtos pode causar danos às fibras desse material.

É comum que na limpeza feita da forma errada o piso apresente manchas ou fique descolorido, porque os produtos danificam sua pigmentação. Outros podem causar arranhões e desgaste na superfície.

Nesse caso, os danos são ocasionados quando utilizamos produtos abrasivos, como saponáceos, por exemplo. E também quando a limpeza é feita com as ferramentas erradas, como buchas agressivas e vassouras ásperas.

Outros produtos contraindicados para piso de madeira são todos aqueles que contenham silicone em sua fórmula. Isso porque o silicone forma uma camada sobre a superfície do piso, e isso pode causar, além de manchas, também dificuldade para limpar das próximas vezes.

Bem, mas até agora apenas falamos daquilo que não se pode fazer. E o que pode, afinal, ser usado no piso de madeira? Veja a seguir.

 

Produtos que podem ser utilizados no piso de madeira

Fique tranquilo, porque nem tudo é contraindicado para seu piso de madeira. Embora ele não possa ser higienizado com produtos comuns para outros tipos de pisos, como cerâmica e porcelanato, existem opções para madeira também.

Os tacos, por exemplo, possuem produtos específicos que podem ser encontrados facilmente para realizar uma limpeza segura e eficaz na madeira.

Ainda há a opção de produtos fabricados pela própria empresa que fabrica o piso de madeira. Nesse caso, se você optou por uma determinada linha que possui produtos, prefira utilizá-los, já que o fabricante desenvolve a fórmula exatamente segundo a necessidade e características do seu produto.

Além dessas opções, o que você pode fazer para limpar seu piso de madeira sem agredi-lo é utilizar apenas água e detergente neutro quando precisar fazer uma limpeza pesada, mas deve usar um pano levemente úmido e secar rapidamente em seguida.

Você também pode preparar uma solução caseira com um balde de água e uma xícara de vinagre. Ele ajuda a eliminar manchas e odores que possam ter aderido ao piso. Use também um pano levemente umedecido e seque em seguida com outro macio e seco.

Nunca se esqueça, também, de que a vassoura e o aspirador de pó devem ser utilizados com cuidado para não arranhar seu piso. A cera só deve aplicada caso o fabricante libere o seu uso, mas sempre prefira aquelas sem silicone.

No mais, evite os produtos químicos agressivos, nunca use querosene na madeira e jamais deixe-o submerso em água, pois ele vai absorvê-la e isso poderá causar apodrecimento da madeira e soltar os rejuntes.

Viu só como manter um piso de madeira sempre limpo é realmente fácil? A única diferença é que você precisa usar produtos específicos para ela, apenas isso!

precisando-mais-informacoes sobre piso de madeira

Visite nossa Mega Loja

ParquetSP advertisement advertisement advertisement advertisement