Tipos de madeira para brise de madeira

Madeira não é “tudo madeira” como algumas pessoas acreditam. Existem diversas espécies de árvores que fornecem madeiras para aplicações variadas. E cada espécie pode ser mais indicada para um determinado fim, segundo suas propriedades naturais.

Assim, existem madeiras que são melhores para estrutura, para pisos, para uso exterior e uso interior. Mas e no caso do brise de madeira, qual será a melhor espécie para fabricar esse produto? Continue lendo nosso artigo que vamos esclarecer essa dúvida!

Aplicações do brise de madeira

Antes de citarmos as espécies de madeira mais utilizadas para fabricação de brise, é interessante conhecermos todas as suas aplicações. Isso porque o local onde o brise será instalado implica no tipo de madeira que será escolhido.

O brise tem sua aplicação original para proteger os ambientes internos contra os raios solares. Assim, ele era instalado em frente à vidraça, pelo lado exterior, e impedia que o sol incidisse diretamente no ambiente.

Assim ele reduzia o calor e também mantinha a privacidade, por dificultar a visualização para dentro do espaço. No entanto, hoje ele cumpre essa função e também outras mais.

O brise tem sido utilizado para minimizar a incidência solar, para garantir a privacidade, para decorar ambientes interiores, para fazer a divisão de ambientes interiores, para compor a fachada de casas ou edifícios comerciais.

Ou seja, o brise é utilizado tanto para ambientes internos como os externos atualmente, tem sua funcionalidade prática e sua aplicação decorativa. E por isso, o tipo de madeira a ser utilizado dependerá das agressões que o brise vai sofrer e de como desejamos harmonizar esse elemento com os demais da decoração.

O brise de madeira na área externa

Quando o brise de madeira é utilizado na área externa o material vai sofrer com as intempéries e isso pode causar agressões e danos às fibras da madeira. Por isso, quando o brise é instalado do lado de fora das vidraças, quando fica exposto ao sol e à chuva e quando ele decora as fachadas, precisa ser fabricado com madeira própria para exterior.

Nem todas elas resistem bem a essas agressões, então, é essencial escolher uma espécie resistente e durável, como o jatobá, freijó, garapeira ou o cumaru. Mesmo assim, essas madeiras precisam estar tratadas para não serem atacadas por pragas e para minimizar a permeabilidade natural de suas fibras.

É essencial que recebam tratamento de fábrica e sejam protegidas com verniz ou tinta, e periodicamente seja feita a manutenção para evitar sua deterioração.

O brise de madeira na área interna

Quando o brise de madeira é utilizado como elemento decorativo da área interna, ou mesmo quando ele cumpre a função de quebra-sol, mas fica do lado de dentro, e também quando é utilizado como divisória de ambientes, podemos usar uma madeira diferente.

Todas aquelas utilizadas para o exterior também podem ser utilizadas no interior, no entanto, madeiras mais delicadas e pouco resistentes à agua e ao sol, que apodrecem mais facilmente ou são menos densas, devem ser utilizadas apenas no interior.

Por isso os tipos de madeira para interior são em maior número, já que englobam aquelas para exterior e outras mais. Sendo assim é possível escolher aquela especial, que combina com a sua decoração.

Vale lembrar que a madeira é um elemento neutro que combina com todos os estilos e qualquer construção. Então, o que você precisa é optar por uma espécie que tenha a coloração que você deseja.

Os tons de madeira variam muito, e com coloração natural ela pode destacar-se sozinha de todos os demais elementos. Algumas possuem veios bem marcados e coloridos, que são charmosos e belíssimos.

Mas até mesmo para a madeira que vai ficar no interior é preciso ter um cuidado especial. Embora não esteja exposta ela também pode deteriorar se não receber cuidados. Ela precisa dos mesmos tratamentos contra pragas e também deve ser impermeabilizada, pois a umidade do ar a afeta.

Então, a escolha da madeira para o brise dependerá do seu uso, mas de toda forma, ela precisa ser tratada para manter a beleza da peça e sua integridade.

precisando-mais-informacoes sobre piso de madeira

Visite nossa Mega Loja

ParquetSP advertisement advertisement advertisement advertisement

Adsense