Logo ParquetSP
Clareamento e ebanização
 | 

A tonalidade do seu piso de madeira já não lhe agrada mais e você tem vontade de mudar? Isso pode acontecer, afinal, o ser humano gosta de mudar o ambiente a sua volta. Mas se embora você queira outra cor para sua madeira não deseja perder a textura natural cobrindo o piso com tinta, então a solução é fazer um tratamento no piso para ebanizar ou então clarear a madeira, o que vai depender do tom que você deseja para seu piso agora.

O que é clareamento e ebanização?

O clareamento e a ebanização são dois tipos de acabamento que podem ser feitos no piso de madeira. O primeiro faz com que o piso tenha uma tonalidade mais clara e o segundo, faz com que tenha uma tonalidade mais escura.

Nesses dois tipos de acabamento para piso de madeira a textura natural da mesma é conservada, ou seja, você vai continuar tendo um piso de madeira com aspecto de madeira, porém, com uma cor mais clara ou mais escura. Conheça cada um dos dois:

Clareamento

O clareamento é um tratamento que precisa de tempo para ser feito. A madeira passará por um processo de descoloração através do uso de produtos que vão penetrar nas fibras da madeira e clarear as mesmas. Para evitar que surjam manchas ou bolhas no piso, é essencial respeitar o tempo de clareamento e de um modo geral, todo o processo dura em torno de 2 semanas. Por isso, quem deseja clarear o piso precisará dispor de tempo para que o mesmo possa ser devidamente clareado para se alcançar um resultado satisfatório.

O processo de clareamento é composto por etapas, sendo que na primeira é feita a raspagem do piso, que vai extrair o verniz antigo e outros produtos que tenham sido aplicados sobre ele, em seguida o profissional ou a empresa responsável faz a aplicação dos produtos para clarear as fibras da madeira, aguarda-se o tempo indicado e a seguir é feita uma nova raspagem no mesmo e a proteção da superfície com os produtos adequados.

O clareamento do piso de madeira não diminui sua durabilidade e não oferece risco para a mesma. Sua resistência não é afetada e respeitando–se as etapas corretamente o piso continua com a mesma qualidade e um belo visual. Esse tratamento pode ser a saída para quem deseja dar amplitude para seu espaço com um tom mais claro do que já tem no piso.

Ebanização

O processo de ebanização é mais simples do que o de clareamento e seu tempo de entrega também é menor. Na ebanização o piso de madeira fica com um tom mais escuro do que possui e você pode escolher a tonalidade que deseja para seu piso, mais intensa ou mais clara. Os veios da madeira ficam mais marcados e sua superfície mais escura.

Esse acabamento de piso de madeira é feito de forma simples, bastando apenas fazer a raspagem para retirada de produtos antigos, também retira-se o rejunte se houver, e depois faz-se a aplicação do produto, que em 24 horas está completamente seco e o ambiente liberado para ser ocupado novamente. Para finalizar, aplica-se um novo rejunte entre as tábuas deixando o piso completamente novo. Depois de fazer a ebanização basta escolher um acabamento para o piso, envernizado, fosco ou acetinado.

Por ser simples esse procedimento não atrapalha a rotina da casa e para ter ainda mais conforto durante o processo, utilize produto à base de água, que tem odor menos intenso.

Dica

Para ambos tratamentos, se estiver em dúvida se a cor ficará do seu gosto, peça para que o profissional faça um teste em uma tábua mais escondida do piso, assim poderá decidir com mais calma e ter certeza da sua escolha.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross