SHOWROOM (11) 5053-8333

Tudo sobre rodapés de madeira

Para dar um charme especial aos ambientes e também por causa de sua função útil, o rodapé é um excelente elemento para ser incorporado no interior. Ele pode ser fabricado em diversos materiais, porém, o rodapé de madeira é uma das opções preferidas para quem deseja um detalhe especial. Mas, assim como o piso de madeira, o rodapé de madeira precisa ser bem conservado para manter um aspecto bonito e charmoso.

Como combinar o rodapé de madeira

Ao contrário do que muitos imaginam o rodapé de madeira não precisa ser instalado apenas com pisos de madeira. Ao optar pelos dois o ambiente fica mais charmoso, porém, para quem já possui um piso de outro material, mas deseja esse detalhe, ele pode ser instalado também.

A madeira é um elemento neutro que pode ser combinado de diversa maneiras e para quem deseja incorporá-lo aos ambientes, mesmo sem ter um piso desse material, ela pode estar nesse detalhe. No rodapé, nos degraus da escada, no forro, em painéis, brises e outras opções interessantes.

A conservação do rodapé de madeira

Como uma das funções do rodapé é proteger a parede contra impactos e danos, quem acaba sofrendo é ele. O contato com a vassoura e outros equipamentos de limpeza, também móveis e até mesmo calçados ou brinquedos, pode danificar o rodapé.

Além disso, com o tempo ele também acumula sujeira e resíduos e precisa receber uma boa higienização para manter sua durabilidade. A limpeza do rodapé, a mais profunda, deve ser feita todo mês, porém, é possível manter o rodapé limpo no dia a dia sem muito esforço.

No dia a dia use uma vassoura macia para retirar a poeira do rodapé para que ela não se acumule. Uma vez por mês faça a limpeza mais caprichada, aspirando os resíduos do rodapé com um aspirador com cerdas e depois utilize um pano úmido para uma limpeza mais completa.

Erros ao limpar o rodapé

Como o rodapé de madeira pode ser combinado com pisos frios, pode acontecer de se realizar limpeza do piso submergindo-o em água, mas essa vai atingir o rodapé e pode danificá-lo. A madeira em contato com a água pode apodrecer mesmo que ela receba o tratamento impermeabilizante. Por isso, é preciso evitar submergir o piso quando o rodapé for de madeira.

Para realizar a sua limpeza, também deve-se evitar utensílios e produtos abrasivos, pois podem danificar o rodapé e seu verniz. Produtos químicos também devem ser evitados para não danificar as fibras da madeira ou manchar o rodapé. Para fazer uma solução de limpeza segura e eficiente, utilize apenas água e sabão neutro.

Rodapé de madeira danificado

Por mais cuidado que se tenha com o rodapé ele pode ser danificado com o tempo ou devido a uma agressão. Felizmente a madeira é um material que aceita facilmente a restauração e você pode reverter danos em seu rodapé em alguns casos.

Se o rodapé apresentar ressecamento ou se o verniz estiver descascando, basta lixar a madeira, retirar todo o resíduo de poeira e em seguida reaplicar o verniz para protegê-lo.

Em caso de danos mais sérios, como a quebra da peça ou então ranhuras mais profundas, é recomendado que seja feita a substituição. Caso você não saiba como proceder, consulte uma empresa especialista em pisos de madeira para que possa receber a instrução de como proceder para restaurar seu rodapé.

Ele não é um produto que se estraga facilmente quando bem conservado e higienizado da maneira correta, por isso, tente evitar impactos, atritos e produtos agressivos, para que a madeira sem mantenha conservada durante muito tempo.

SIGA NAS REDES
Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

FALE CONOSCO

agsdi-whatsapp

Pin It on Pinterest

Share This