SHOWROOM (11) 5053-8333

7 formas de conservar seu assoalho de madeira

Não há como negar que um assoalho de madeira deixa os ambientes muito mais confortáveis, elegantes e charmosos. Porém, tudo isso se perde se o piso não estiver conservado da maneira adequada.

Agressões, danos, desgastes, manchas e arranhões comprometem o aspecto da madeira, deixando-a com uma aparência envelhecida. É por isso que é fundamental saber como cuidar bem dela para mantê-la bonita por muito mais tempo. Neste post trazemos para você algumas dicas de como fazer isso

Continue lendo e confira algumas formas de conservar o assoalho de madeira para que ele mantenha a aparência de novo e você não precise se preocupar com restauração tão cedo. Acompanhe e anote aí!

Conservando o assoalho de madeira

1 – Use os produtos de limpeza certos

Quem tem um assoalho de madeira não pode se esquecer de que ele não deve ser higienizado da mesma forma como outros tipos de piso. Por ser um elemento natural, a madeira exige um cuidado específico para que ela não sofra agressões nem seja manchada.

Evite usar os produtos de limpeza comuns, optando por aqueles que são específicos para esse tipo de material. Também procure usar os equipamentos certos, para que a madeira não sofra abrasão e agressões.

2 – Evite o contato da água com o piso

Apesar de o assoalho de madeira, quando de boa qualidade, receber tratamento para minimizar a sua permeabilidade, ainda assim é fato que a madeira tem a propriedade de absorver água. O problema é que quando isso acontece as suas fibras são danificadas e podem apodrecer.

Então, o ideal é que você nunca use a água para lavar o chão, evitando deixar a madeira submersa. É recomendado apenas um pano úmido, caso você precise retirar uma sujeira mais resistente, enxugando o chão ao final.

Leia também: Qual o melhor produto para limpar piso de madeira?

3 – Faça a limpeza imediata

Sempre que acontecer algum acidente com o seu assoalho de madeira, seja o derramamento de algum líquido ou contato com alimentos e substâncias, o ideal é que a limpeza seja feita imediatamente.

Deixar para depois pode causar manchas no piso ou comprometer as suas fibras. E para que você tenha mais praticidade, mantenha sempre a mão toalhas de papel ou panos macios que possam ser utilizados nos momentos de acidente.

 

4 – Minimize a incidência de luz solar

Quando o Sol incide diretamente sobre o assoalho de madeira com o passar do tempo ele sofre uma descoloração da sua tonalidade natural. Então, o recomendado é que você use recursos como cortinas e persianas para evitar que isso aconteça.

E não se esqueça de que também é possível optar por vernizes e outros produtos para acabamento que contenham proteção UV. Assim, é possível reduzir ainda mais as agressões da radiação solar.

 

5 – Tenha cuidado com alguns tapetes

Os tapetes são um excelente aliado para reduzir o atrito no piso, porém, quando eles são de borracha ou vinil, podem reter umidade sob si. O que acontece é que ela ficará em contato com a madeira, provocando manchas e reduzindo sua durabilidade.

Prefira peças que não sejam desses materiais, e não se esqueça de que mesmo assim é importante que o tecido esteja sempre livre de umidade e seja retirado frequentemente para ser higienizado e devidamente seco antes de voltar para o seu lugar.

 

6 – Proteja os pés dos móveis

Os móveis são grandes vilões do assoalho de madeira e outros pisos desse material, em especial quando podem ser deslocados do seu lugar. Isso porque, quando arrastamos essas peças elas causam arranhões que deixam marcas e danos.

Mas esse problema é facilmente resolvido quando colocamos proteções de feltro ou silicone nos pés dos móveis. Isso também é válido para aqueles que não são tão movimentados, como os armários, já que o contato com a madeira pode danificá-la.

Leia também: Combinando cores de móveis e piso de madeira

 

7 – Cuidado com seus sapatos

Os sapatos que nós usamos também podem causar atrito e marcas no assoalho de madeira. Os de salto alto, principalmente, deixam marcas significativas nas fibras e comprometem o visual do piso. Além disso, pedrinhas e pequenos objetos que se prendem nos sulcos da sola podem provocar agressões.

Além de evitar esses sapatos mais danosos, você também pode cultivar o hábito de manter um chinelo na porta de entrada. Assim, quando você chegar em casa, pode trocar o calçado antes de entrar de fato, para ter certeza de que seu piso não será danificado.

Se você tiver esses cuidados com o seu assoalho de madeira ele terá uma durabilidade muito mais longa e manterá seu aspecto de novo por mais tempo. São medidas muito simples, por isso, vale a pena adotá-las!

SIGA NAS REDES

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This
WhatsApp Vamos falar via WhatsApp?