SHOWROOM (11) 5053-8333

Assoalho de madeira: Descubra como manter a sua durabilidade

O assoalho de madeira é um verdadeiro clássico. Seja em uma versão clara ou escura, ele combina com os mais diversos estilos decorativos, e oferece a sensação de acolhimento para o ambiente.

Além disso, é um tipo de piso muito fácil de limpar, e não exige grandes manobras para ser conservado. Mas, será que você sabe mesmo como manter a durabilidade do assoalho de madeira? No post de hoje, vamos te explicar o que deve ser feito. Acompanhe!

Principais tipos de pisos de madeira

A imagem mostra uma sala de estar com assoalho de madeira.

Antes de falarmos sobre a conservação, vamos citar os tipos de piso de madeira existentes, que muitas vezes geram dúvidas na hora da escolha. Entre os principais, estão:

 

Parquet

O parquet é um tipo de piso de madeira muito comum no Brasil. Em geral, ele é instalado principalmente em casas e apartamentos antigos. Seu modelo é caracterizado por peças pequenas, que formam desenhos geométricos.

Sua instalação não é tão simples, podendo levar um tempo maior, com relação a outros modelos. Mas, o resultado final é incrível.

 

Taco

O taco de madeira é outra opção muito comum. Sua instalação é parecida à do parquet, e se destaca por sua versatilidade. Muitas pessoas não gostam desse tipo de piso de madeira, por remeter a algo antiquado. Mas, se ele for bem lixado e envernizado adequadamente, sua aparência será renovada.

 

Piso de madeira de demolição

Esse modelo de piso está em alta. A matéria-prima é nobre, e até mesmo, extinta em alguns casos. Por este motivo, o preço costuma ser bem mais alto do que os modelos convencionais.

Entre as suas principais vantagens estão a alta durabilidade, e o fato de apresentarem, apenas, pequenos defeitos, que são valorizados, como marcas e desgastes.

 

Madeiras para piso e assoalho

As melhores madeiras para piso e madeira para assoalho são:

  • Grápia;
  • Sucupira;
  • Maçaranduba;
  • Cumaru;
  • Jatobá;
  • Ipê.

E não é à toa que essas são as opções mais favoráveis, afinal, essas espécies são conhecidas pela dureza e alto índice de massa. Ou seja, elas possuem uma boa durabilidade.

O charme da madeira para assoalho e pisos pode ser justificado através de seus tons, que não necessariamente são iguais. Isto permite a existência de uma combinação de cores que favorecem tendências decorativas.

 

Por que fazer a manutenção do assoalho de madeira? 

A madeira é um material que confere beleza e versatilidade para qualquer ambiente, e não pode deixar de ser considerada na decoração. No entanto, é fundamental levar em conta no orçamento que será necessária a manutenção, para manter o piso sempre impecável.

Entre os desafios que o piso de madeira pode trazer após a instalação, estão:

  • Marcas e arranhões;
  • Manchas (pela umidade ou pelo sol);
  • Peças soltas.

Isto significa que, investir na manutenção é algo que não se deve pensar duas vezes. Afinal, essa é a única maneira de evitar uma reforma total do assoalho de madeira. Se a manutenção não tiver sido eficaz, ou o seu imóvel já estiver avariado, a melhor opção será mesmo a reforma.

Para recuperar o piso de madeira é necessário raspar o revestimento, e retirar os defeitos mais aparentes. Em seguida, ele deve ser nivelado, e as partes que estiverem soltas precisam ser substituídas. Se a madeira for de demolição, o ideal é trocar as peças.
Logo após esse procedimento, pode ser feito o acabamento com verniz ou resina, à prova d´água.

 

A limpeza do assoalho de madeira

Para realizar a limpeza do seu piso de madeira, é importante lembrar que a madeira para assoalho terá necessidades diferentes dos outros tipos de pisos, como cerâmica ou porcelanato. Sendo um material de origem orgânica, ela precisa de cuidados especiais, porém, isso não significa trabalho ou gastos extras.

Você precisa ter apenas um pouco mais de cuidado ao limpar o piso, conforme o tipo de madeira que o compõe. A primeira regra, que seria a mais importante, é NUNCA deixar que o piso seja submergido em água. Ou seja, você não deve lavá-lo.

Se possível, utilize uma vassoura de cerdas macias para varrê-lo. Se precisar aspirar, tenha cuidado para que as rodinhas não arranhem as tábuas. Além disso, procure não deixar o foco de sucção nos rejuntes, pois ele pode se soltar devido à pressão.

Para eliminar o pó, utilize uma solução com água e sabão neutro, umedecendo o pano e passando no chão. Em seguida, enxugue com um pano seco e macio. Não use produtos químicos ou abrasivos, para não danificar a madeira.

Se preferir, existem produtos específicos e destinados para limpeza de assoalhos de madeira. Isto é, podem ser aplicados ao piso sem causar riscos ou danos ao material.

Algumas pessoas costumam passar cera no assoalho de madeira, porém, isso não é indicado. Para quem gosta do piso reluzente, é preferível optar por aplicar no assoalho um verniz lustroso, que dê o brilho desejado. Isso vai eliminar a necessidade de usar a cera.

 

Evitando danos 

Além de manter a limpeza do assoalho de madeira, ele precisará de alguns cuidados no dia a dia, para evitar os danos. Um deles é colocar protetores nos pés dos móveis, para que assim não sejam causados arranhões.

É necessário estar atento à incidência solar na madeira, uma vez que as tábuas que pegam sol com frequência, podem ficar desbotadas ou manchadas, e assim diminuir a sua durabilidade.

Em locais assim, o ideal é colocar um tapete, para esconder o piso e protegê-lo do sol. Ou ainda, utilizar cortinas. Mas, lembre-se de deixá-la fechada, para proteger a madeira.

Produtos com proteção UV, que ajudam a minimizar os danos causados pela radiação solar, também podem ser aplicados.

Evite deixar partículas no piso, como areia ou terra. Essas partículas poderão fazer atrito com o calçado das pessoas, danificando a madeira. Mantenha sempre um tapete na entrada para reter a sujeira.

Em dias mais secos, utilize um umidificador de ar. Isso ajudará a equilibrar o ambiente. Mas tenha cuidado, também com o ar condicionado, que ajudará a ressecar as fibras da madeira.

Com esses cuidados, o seu assoalho de madeira manterá a durabilidade, afinal, a madeira é um material mais do que elegante, é bastante resistente.

A imagem mostra uma sala de estar com assoalho de madeira.

E você, o que acha do assoalho de madeira? Já teve alguma má experiência por não saber como cuidar do seu piso corretamente? Conte-nos abaixo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

4 + 10 =

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

Pin It on Pinterest

Share This
× Fale direto no WhatsApp