SHOWROOM(11) 93800-2444

Pergolado de madeira e sua durabilidade

A madeira costuma ser um impasse para muitas pessoas, que não acreditam que ela possa ser realmente resistente e durar por muitos anos. É certo que algumas espécies realmente são mais sensíveis e apodrecem com facilidade, porém, muito já se estudou e pesquisou sobre madeiras, e agora já se conhece aquelas que têm uma boa durabilidade e são elas as utilizadas para fabricação de pergolados.

A madeira pode ser um material muito resistente

Estamos acostumados a ver a madeira se apodrecer facilmente, galhos de árvores que se partem mesmo com ela ainda viva e assim temos a falsa impressão de que a madeira é um mateira sensível, que não pode ser utilizado para certos fins.

Porém, o que é preciso considerar não é o fato de madeira ser madeira, mas sim, a espécie da qual a madeira é extraída. Existem muitas espécies de árvore e cada uma delas possui as suas características. Das características das árvores temos madeiras de maior ou menor dureza, o que classifica também a sua qualidade e durabilidade.

Ao mesmo tempo em que temos espécies que produzem uma madeira mais frágil, que acumula água em suas fibras e que se apodrece com facilidade, temos madeiras com fibras entrelaçadas, que dificultam a penetração da água. Ainda espécies cuja madeira é oleaginosa, ou seja, tem uma impermeabilidade natural, outras que seu odor típico espanta pragas como cupins e traças.

Com todas essas variações que a madeira pode ter, encontramos espécies que oferecem um material de primeira, madeira com ótima densidade, que se tornam propícias para fabricação de pergolados, pisos, dormentes, ente outras aplicações que exigem uma madeira dura e resistente.

O pergolado não apodrece com qualquer chuva

Muita gente tem vontade de ter um perolado, pelo visual que ele confere ao jardim ou porque é um elemento funcional. Porém, essas pessoas sentem receio de manter uma construção de madeira no tempo, tomando sol e chuva, porque acreditam que a madeira rapidamente vai estragar e com isso, o dinheiro teria sido jogado fora.

Mas o pergolado somente será um gasto se você escolher uma madeira de baixa densidade e não fizer os tratamentos que garantem sua vida útil prolongada. Porque o pergolado, na verdade, é um excelente investimento para sua casa se você souber optar pela madeira mais indicada para essa construção.

As madeiras de boa qualidade têm uma excelente durabilidade mesmo estando expostas a chuva e sol. A madeira com boa densidade pode ficar durante anos em contato com o chão sem tratamento, sem apodrecer. Ou seja, seja, se você optar por uma madeira dessa, e ainda fizer os tratamentos para que ela tenha uma vida útil ainda mais extensa, pode ficar tranquilo que seu pergolado durará por muitos e muitos anos.

O segredo de um bom pergolado

O primeiro segredo para se ter um bom pergolado é escolher uma espécie de madeira com boa densidade e que tenha resistência. Madeiras como Ipê, Jatobá, Cumaru, Pitomba e Massaranduba são boas escolhas para o pergolado, porque todas são fortes e poderão suportar as agressões do tempo.

Além de escolher uma madeira de espécie forte e durável, também é importante estar atento aos tratamentos que a madeira foi submetida. Esses tratamentos vão impedir que a madeira encharque, também a mantêm livre de cupins, fungos, traças, formigas  e outros que possam comprometer sua estrutura.

A instalação do pergolado também é importante, porque a disposição da madeira garante não somente estabilidade para o pergolado e maior segurança, como também evita que a madeira empene. E depois de tudo isso, tinta ou verniz são bem vindos para encerrar o tratamento da madeira e garantir que seu pergolado terá beleza, qualidade e resistência.

Não tenha medo de investir em um pergolado. Você só deve ter atenção para a espécie de madeira escolhida, pois isso garantirá o sucesso do seu projeto.

SIGA NAS REDES
Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

2 Comentários

  1. Eder

    Olá boa tarde tudo bem, onde posso ver um passo a passo no tratamento de madeiras, os pergolados prontos tratados são muito caros, gostei muito do artigo, tirou muitas dúvidas.

    Responder
    • Parquet SP

      Olá, Eder. Bom dia. Infelizmente não temos um artigo que aponte o passo a posso no tratamento de madeira, pois nós mesmo fazemos a revitalização.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

FALE CONOSCO

× Como posso te ajudar?

Pin It on Pinterest

Share This