Logo ParquetSP
Pergolado de madeira: muito mais que um elemento decorativo
 | 

Geralmente quando lemos um artigo sobre pergolados de madeira ou quando procuramos opções para decorar o jardim ou quintal, encontramos o pergolado apontado como elemento decorativo. Como essa é uma utilidade do pergolado muito explorada, muitas vezes esquecemos ou mesmo desconhecemos outras das suas utilidades, afinal o pergolado de madeira é mais do que um elemento decorativo.

As várias utilidades do pergolado de madeira

É claro que o pergolado de madeira é um excelente elemento para complementar a decoração do jardim, do quintal e outras áreas externas. Porém, o pergolado pode desempenhar outros papeis que o tornam muito útil.

Local de sombra: em áreas abertas onde a sombra é escassa, o pergolado de madeira se torna um espaço sombreado e confortável para abrigar-se nos dias quentes.

Cultivo de plantas: não são todas as plantas que podem ficar expostas à luz solar direta e por isso, o pergolado de madeira pode ser um espaço sombreado que as protege do sol e ainda permite a ventilação fresca para as mesmas.

Espaço para descanso: com a sombra confortável, é possível colocar móveis sob o pergolado de madeira para criar um espaço de descanso, leitura ou reflexão.

Extensão da fachada: o pergolado de madeira também é útil para fazer a ligação entre espaços internos e externos da casa, ligando-os de uma maneira charmosa.

Abrigo para carros: de uma maneira elegante e charmosa, o pergolado pode abrigar carros e outros veículos, em especial quando recebemos visitas em casa e a garagem não possui muitas vagas.

 Varanda gourmet: você também pode ter sua varanda gourmet feita de pergolado de madeira e estar antenado com as novas tendências para imóveis.

Pomar: o pergolado pode servir de suporte para plantas trepadeira frutíferas, como maracujá e uva, mas antes é preciso observar o local onde ele será instalado a fim de escolher uma planta que resista a situação de incidência de luz solar.

A estrutura do pergolado

Todas essas funcionalidades do pergolado de madeira são possíveis em função da sua estrutura e as possibilidades versáteis que ela permite. O pergolado de madeira pode ter o tamanho que você desejar, de acordo com o espaço que possui ou aquilo que deseja criar com ele. Formado por pilares e vigas paralelas, é uma estrutura resistente e segura, fabricada com madeiras fortes e duráveis como peroba, jatobá, eucalipto, bambu, entre outras.

Essa estrutura de madeira recebe uma cobertura que pode ser natural, com plantas variadas, ou artificial, sendo que para isso é indicado é o vidro temperado, porque não interfere na incidência de luz. De acordo com aquilo que o pergolado irá se tornar você pode escolher pela cobertura que mais harmonize com o espaço.

O que você precisa observar para ter um pergolado perfeito

É preciso ponderar que o pergolado de madeira é fabricado com um material natural que estará exposto a sol e chuva diariamente, e por isso, para que você tenha um produto de qualidade deve apostar em quem entende do assunto. A ParquetSP trabalha com pergolados de alta qualidade, fabricados com madeira cerificada e devidamente tratada a fim de manter-se inalterada durante anos.

Como a ParquetSP entende sobre pergolados de madeira, veja algumas dicas dos seus profissionais para que você possa observar antes de adquirir o seu pergolado, a fim de não acabar investindo seu dinheiro em um pergolado de má qualidade:

Tipo de madeira: algumas espécies de madeira são mais indicadas para ambientes exteriores. Observe se a madeira escolhida para o seu pergolado está entre essas.

Secagem e tratamento: esses são dois pontos que favorecem a durabilidade da madeira, por isso, certifique-se de que a madeira utilizada em seu pergolado tenha secado da maneira ideal e ainda recebido tratamentos contra o ataque de cupins, formigas, brocas e outras pragas.

Instalação: o pergolado, para ser seguro, precisa estar devidamente instalado. Tenha certeza de que o profissional que vai fazer a instalação seja capacitado para isso e cumpra todas as etapas corretamente.

Segurança: a estrutura do pergolado deve ser segura e estar de acordo com a sua finalidade. É preciso considerar, também, a cobertura que o mesmo vai receber, pois o seu peso pode comprometer e estrutura se ela não for bem elaborada.

Proteção: além de receber os tratamentos de fábrica, o pergolado de madeira ainda deve receber verniz ou pintura para aumentar o seu tempo de vida útil. Esteja atento para esse acabamento final.

Na dúvida, fale com a ParquetSP que ela se preocupa com tudo isso pra você, desde a melhor madeira até o final do projeto.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross