Logo ParquetSP
Telhado de madeira
 | 

Onde se utiliza madeira no telhado? Se você respondeu que nas vigas, caibros e em outras peças de sustentação das telhas, você não está errado, porém, sabia que também as telhas podem ser de madeira? Mas, existem alguns “poréns” que precisam ser observados para que você não se decepcione com seu telhado de madeira.

O que é um telhado de madeira?

O telhado de madeira não é muito comum aqui no Brasil, que tem em sua cultura o hábito de utilizar as telhas de cerâmica ou de outros materiais mais resistentes e de menor custo. Porém, o telhado de madeira é utilizado por aqui também, mas em menor escala do que o de alvenaria, o que o torna desconhecido para muita gente.

No telhado de madeira não somente as ripas, vigas e caibros são desse material, mas também as telhas, o que prova que madeira não é indicada apenas para revestimento interno, piso, ou detalhes do interior, mas também pode ser o telhado, a proteção principal de um ambiente.

A essa altura talvez você esteja pensando como é possível que a madeira construa uma boa cobertura para os ambientes, já que ela é um material de origem orgânica e pode apodrecer, ser atacado por pragas, entre outros problemas. Realmente a madeira, assim como todos os demais materiais, tem as suas desvantagens, mas também suas vantagens. Vamos conhecê-las?

Vantagens:

Proteção térmica: a madeira tem, entre suas propriedades, aquela que lhe permite atuar como um isolante térmico. Os ambientes com pisos de madeira costumam ser muito confortáveis, porque a madeira mantém a temperatura regulada nesses espaços, imagine então, ter um telhado de madeira vedando tanto o calor como o frio? Esse é um dos motivos pelos quais chalés e casas na montanha geralmente adotam esse tipo de cobertura e revestimento.

Proteção acústica: a madeira também tem a propriedade de atuar como isolante acústico, ou seja, muito mais privacidade e tranquilidade para quem aposta no telhado de madeira. A madeira tanto evita que o som entre como saia e, além de manter o ambiente com uma temperatura agradável, ainda o mantem tranquilo em questão de barulhos externos.

Visual: não se pode negar que a madeira tem um visual incrivelmente diferenciado e que um telhado de madeira chama muita atenção e enriquece a arquitetura da casa. A madeira é nobre e com isso, um telhado de madeira traz um charme singular para a casa, um toque de finésse e de estilo.

Teto de madeira - ParquetSP

Telhado trabalhado: diferentemente de outros materiais a madeira se permite ser trabalhada. Com a possibilidade de moldar a madeira segundo aquilo que desejamos fazer, é possível trabalhar com os mais diferentes tipos de telhado e criar curvas onde outros materiais dariam um pouco de trabalho para serem encaixados com perfeição. Com isso, a madeira permite criar e imaginar da maneira como quisermos.

Sustentabilidade: numa comparação com os demais materiais utilizados para fabricação de coberturas, a madeira tem a grande vantagem de ser um material sustentável. Adquirindo madeira devidamente legalizada, você está contribuindo para a sustentabilidade, porque esse tipo de madeira costuma vir de reflorestamentos e manejos sustentáveis, ou seja, não agride o meio ambiente.

Desvantagens:

Inflamável: a madeira é um material inflamável que favorece a proliferação de incêndios.

Durabilidade menor: em comparação com o tempo de vida útil dos demais materiais, a madeira tem uma certa desvantagem.

Manutenção: o telhado de madeira exige que seja feita sua manutenção para que não se proliferem pragas, assim como a madeira esteja devidamente protegida contra o sol e a chuva.

Importante se lembrar:

  • Quando for escolher sua madeira, peça ajuda de um profissional para utilizar uma espécie leve e resistente que não seja pesada demais para a estrutura da casa;
  • Sempre compre madeira legalizada e tratada para evitar o apodrecimento;
  • Fala a manutenção no período recomendado para preservar o telhado por mais tempo;
  • Produtos como o Neutrol não podem faltar nessa manutenção.
Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross