Logo ParquetSP

Combinação de cores: quais são os tons que combinam com o piso de madeira?

 | 
Sumário

A versatilidade da madeira permite que ela seja combinada com diferentes tonalidades. Você pode explorar desde as cores neutras até as mais quentes, dependendo da cor da madeira e do tipo de sensação que quer despertar.

Já não deve ser novidade para você que a madeira é um material muito versátil e que combina com qualquer estilo de decoração. Mas mesmo assim é importante ter bastante atenção na hora de combinar o piso de madeira com as demais cores no ambiente.

Isso porque para termos um visual harmônico é preciso equilibrar as tonalidades, a fim de gerar contrastes agradáveis para os olhos. Além disso, as cores que escolhemos também trazem personalidade para os espaços e despertam sensações. Então, a decisão depende bastante do tipo de ambiente que você pretende construir.

Mas não se preocupe porque fazer a combinação do piso de madeira com as cores não é difícil, e nós ainda preparamos este material para ajudar. Continue lendo e veja como alcançar o equilíbrio entre esses dois elementos.

Cores neutras 

Vale começar falando sobre elas porque costumam ser a escolha de quem deseja um ambiente equilibrado e não quer correr o risco de errar. Optar pelas cores neutras é a melhor saída para montar um ambiente elegante e aconchegante.

Esses tons são as cores de base, por exemplo, branco, bege, creme, areia, cinza e preto. Perceba que são tonalidades mais discretas e que conseguem harmonizar muito bem com diversas outras cores, tanto frias quanto quentes.

São uma ótima alternativa para quem não quer correr o risco de acabar enjoando da decoração. Também combinam com qualquer tipo de piso de madeira.

Você pode combinar, por exemplo, as madeiras mais claras com o branco. Isso permite aproveitar a luz natural com sofisticação e elegância. Mas para trazer um toque mais moderno, vale combinar a madeira com o preto. Para não ficar pesado, acrescente cores mais claras nas paredes, como o branco.

Tons terrosos

Essas cores estão em alta e muitas delas também são consideradas neutras. Os tons terrosos não são apenas as variações de marrom. Aqui temos, também, o verde musgo, o laranja e o ocre, por exemplo.

Perceba que são tonalidades que combinam muito bem com a madeira. É uma alternativa ideal para colocar um toque de cor nos espaços, mas sem um grande contraste.

Você pode combinar o piso de madeira com terracota ou com marrom avermelhado. Isso vai deixar a composição um pouco mais quente. Também vale apostar no caramelo, no bege, no ferrugem ou no verde oliva. Todos eles geram um belo contraste com o piso de madeira. Se preferir, você ainda pode trabalhar a sobreposição de tonalidades marrons.

Cores quentes

Acrescente sem medo as cores quentes aos ambientes com piso de madeira. Afinal, essas tonalidades são alegres e, por isso, formam espaços mais vibrantes. Porém, usando de uma forma equilibrada, você consegue criar um ambiente moderno e elegante.

Entre as cores quentes estão o vermelho, o amarelo e o laranja. Esse último tem um toque terroso, por isso, é uma boa alternativa para contrastar com as madeiras mais escuras. Lembrando que ao aplicar cores quentes e madeiras amareladas o ambiente pode ficar estimulante demais. Então, tenha cuidado quando o piso for claro.

Cores frias

Se você prefere tonalidades como verde, azul e roxo, saiba que elas também combinam com piso de madeira. Podem ser contrastadas tanto com as espécies mais claras quanto com as mais escuras.

Se você optar por tons frios, porém mais vibrantes, conseguirá um espaço leve, descontraído e alegre. Agora, as tonalidades frias e escuras trazem um toque elegante, sofisticado e reservado. Outra opção é escolher as cores frias em pastel. Azul e verde, por exemplo, combinado com uma madeira mais clara deixam o ambiente iluminado, aconchegante, leve e muito elegante.

Percebeu como você pode trabalhar com as cores e o piso de madeira de diversas formas? Não importa qual é o seu estilo de decoração nem o tipo de ambiente que deseja compor. É possível harmonizar com as tonalidades para transpassar várias sensações e alcançar o equilíbrio ideal.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:28 | 17/04/2024
magnifiercross