Logo ParquetSP

Conheça a madeira Guaiuvira

 | 
Sumário

A Guaiuvira (Patagonula americana), trata-se de uma árvore ornamental que pode ser encontrada nos estados da região Sul e no Sudeste brasileiro. Ela também é conhecida como Guajuvira, Goarapovira, Apé-branco, Guaiabira, Guaibi, Guaibi-branco, Guavujira-branca, entre outros. Pertence à família Boraginaceae encontrada na América do Sul e que possui um ciclo de vida perene.

Por se tratar de uma espécie pioneira, a Guaiuvira é utilizada em áreas de recuperação de matas, podendo chegar a altura de 25 metros. Seu tronco pode chegar a 75 cm de diâmetro e a sua copa possui formato piramidal.

Por ser uma espécie de árvore bela, que tem um porte muito elegante e que produz uma bela florada, ela é utilizada para ornamentar jardins. Ela suporta o sol pleno e quando não está sombreada ela cresce com múltiplos caules. Porém, a Guaiuvira também é utilizada para outras aplicações e não somente para o paisagismo. A madeira de Guaiuvira é utilizada, inclusive, para fabricação de pisos.

A madeira Guaiuvira

A fabricação de piso de madeira, móveis, vigas de madeira, entre outras aplicabilidades desse material exige o uso de espécies que produzam uma madeira densa e resistente, que suporte muito bem as agressões que irá sofrer.

A Guaiuvira é uma dessas espécies de árvore que produzem madeira de qualidade, que pode ser empregada para muitas aplicações e resiste bem até mesmo aqueles que exigem muito da madeira.

Gabarito foto horizontal texto Madeira Guaiuvira ParquetSP

A madeira produzida pela espécie Guaiuvira trata-se de um material de cor escura, ela é uma madeira densa e pesada, dura, o que a caracteriza como durável.  Mostrou uma boa resistência às agressões e pode ter uma vida útil longa, mesmo em situações de submersão ou quando é enterrada. Por isso, a madeira de Guaiuvira pode ser utilizada em aplicações onde precisará ficar exposta às intempéries.

Apesar dessas características de densidade e durabilidade, a madeira da Guaiuvira mostra-se elástica, e pro isso mesmo ela é boa para ser modelada, embora dê um pouco de trabalho para as ferramentas.

Uma característica marcante da madeira de Guaiuvira é o acabamento final da mesma com verniz. Ela pode apresentar uma coloração bela, que parece reunir as características do carvalho-europeu e da nogueira americana. Suas cores em cortes longitudinais são agradáveis, e variam entre pardo-escuro-castanho ou então preto, podendo trazer reflexos rosados. Traz veios abundantes em cor escura, o que cria desenhos naturais na madeira.

É por isso que a madeira da Guaiuvira tem muitas aplicações que envolvem a construção civil, em vigas, caibros, ripas, batentes; também pode confeccionar cabos de ferramentas, mourões, dormentes, postes, móveis de luxo e ainda tacos, assoalhos e outros pisos.

A aplicação da Madeira Guaiuvira em pisos de madeira

Por produzir uma madeira de boa qualidade, resistente que pode ser trabalhada e que possui uma bela coloração é que a Guaiuvira é utilizada para a confecção de pisos de madeira. Ela oferece um visual muito belo para o piso, já que apresenta cores naturais e uma textura atrativa, que não exige muito mais do que o verniz para deixar a madeira lustrosa e protegida.

Com isso, os pisos de madeira Guaiuvira tem um visual único que se diferencia de muitas madeiras, em razão da sua coloração, que por si só confere uma decoração muita bonita ao piso.

Quem deseja destaque para a textura de amadeirada do piso que escolhe pode optar pela madeira de Guaiuvira porque ela apresenta esse destaque em sua textura e porque combina com qualquer tipo de decoração, ou seja, não importa o estilo de seu ambiente ele poderá complementar o visual.

Porém, lembre-se sempre de buscar por madeira legalizada e uma empresa séria para ter certeza de adquirir um material de qualidade e que preserva as florestas brasileiras.

Gabarito foto vertical texto Conheca a madeira guaiuvira ParquetSP 1
Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
15:21 | 19/06/2024
magnifiercross