Logo ParquetSP

Piso de Carvalho Europeu é uma boa opção para o ambiente?

 | 
Sumário

Com o passar do tempo, a madeira se tornou uma tendência decorativa e vem sendo utilizada em vários projetos, por conta de sua versatilidade. E entre todas as tendências, está o piso de carvalho europeu.

No post de hoje, vamos falar sobre as características desse tipo de piso e as vantagens que ele proporciona para o ambiente. Continue lendo

Madeira Carvalho Europeu

Antes de falarmos sobre o piso de carvalho europeu, vamos destacar a sua origem e contar alguns detalhes dessa madeira, que na Península Ibérica representava a força e a resistência. 

Pertencente à família Fagaceae das plantas angiospérmicas e ao gênero Quercus, o Carvalho Europeu é uma árvore de grande porte e nativo da Eurásia. A árvore adulta atinge entre 30 e 40 metros de altitude e seu tempo de vida é de 500 a 1000 anos. 

O Quercus robur é uma espécie bastante resistente ao clima úmido e frio e prefere solos siliciosos, argilosos frescos e úmidos, ricos em nutrientes.

A madeira do carvalho europeu é pesada e resistente à umidade, sendo muito utilizada para construção de móveis, barris, construção naval, ferramentas, artesanato, construção de casas e até combustível (carvão vegetal). Além de garantir um bom ponto de sombra já que, nas adultas, a copa é redonda e extensa.

As folhas do carvalho europeu são pequenas, membranosas e caducifólias, o que significa que caem nas estações frias e secas ou então quando a água se encontra congelada ou de difícil acesso. Ao longo do ano elas têm uma cor verde forte e ficam castanhas no outono, permanecendo na árvore até o inverno.

O tronco possui uma casca lisa e acinzentada quando nova, ou grossa, castanha e escamosa em árvores adultas.

Por sua beleza natural e alta resistência ao frio e umidade, a madeira de carvalho europeu continua sendo uma excelente opção para a fabricação de pisos.

Detalhes do piso de carvalho europeu

O piso de carvalho europeu apresenta uma variedade de cores, que vão desde tons mais claros, tais como o branco, o bege e o castanho, até os mais fortes, como vermelho e cinza.

Essa variedade é o que permite que esse tipo de piso seja aplicado nos mais diferentes ambientes e consiga agradar todos os gostos, afinal, variedade é o que não falta no caso do piso de carvalho europeu.

Além disso, ele ajuda a compor os ambientes e deixá-los esteticamente mais atraentes, modernos e elegantes, conferindo luxo e exclusividade. As espécies são resistentes e sua vida útil é longa.

Principais vantagens do piso de carvalho europeu

Se você busca por uma madeira com ótimo custo benefício, o carvalho europeu é uma excelente opção, pois além de ser uma madeira dura e resistente, conforme falamos anteriormente, as cores impactantes e trabalhadas no piso são responsáveis por tornar o ambiente mais estimulante.

Os tons acastanhados, pendendo mais para o vermelho, ganham bastante espaço. Mas, não são todas as pessoas que gostam de cores fortes, uma vez que, com o dia a dia agitado, estar em um ambiente aconchegante e confortável é algo mais provável. 

Neste caso, podem ser escolhidas as cores cinza, bege, ou branco, para deixar o ambiente com uma cara mais tranquila.

Gostou da dica? Se ainda estiver em dúvida sobre o tipo de piso para compor o seu ambiente, na ParquetSP nós podemos te ajudar a decidir se esse é o piso ideal para você. Venha conversar com a gente!

Possui alguma outra dúvida? Deixe também o seu comentário abaixo!

TAGS: 
Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
12:37 | 21/02/2024
magnifiercross