Logo ParquetSP

Piso de madeira maciça: onde utilizar?

 | 
Sumário

O piso de madeira maciça é uma escolha clássica e atemporal, que confere elegância, beleza e aconchego para o ambiente. É também considerado um tipo de piso versátil, que pode ser instalado em diversos locais.

Quer saber mais detalhes sobre o piso, suas vantagens e onde utilizá-lo? Acompanhe o post a seguir! 

Composição do piso de madeira maciça 

Ao contrário de outros pisos, como o piso laminado, por exemplo, o piso de madeira maciça é composto por tábuas de madeira natural, fabricadas a partir de uma única peça. 

Geralmente, a madeira utilizada em sua fabricação provém de uma determinada espécie, algo que influencia na durabilidade do material, dependendo do tipo escolhido. As mais utilizadas são: 

  • Ipê;
  • Cumaru;
  • Peroba;
  • Sucupira;
  • Cabreúva.

Também existe uma variedade de modelos, cada um com sua estética e beleza natural e elegante. Entre os principais, podemos destacar o assoalho tradicional, o customizado e o rústico.

O assoalho tradicional possui várias tábuas compridas em vários tamanhos, com o encaixe macho e fêmea. Por sua vez, o customizado possui tábuas cortadas em um formato menor, permitindo um design moderno.

Já o rústico é feito em madeira nobre e nova, recebendo tratamento manual, que confere suas características.

Quais as vantagens do piso de madeira maciça?

Independente do lugar onde for instalado, o piso de madeira maciça pode proporcionar ótimas vantagens, sendo elas: 

Durabilidade

A madeira maciça é conhecida por sua durabilidade e resistência. Com os devidos cuidados e manutenção, esse tipo de piso pode durar décadas

Conforto térmico e acústico

A madeira é um isolante térmico natural, portanto, os pisos de madeira maciça tendem a manter estável a temperatura, proporcionando um ambiente mais confortável. Além disso, o revestimento absorve o som, tornando-o uma escolha ideal para a redução de ruídos. 

Beleza 

Possui uma beleza natural e características únicas, como grãos e tons variados, que adicionam um charme e elegância incomparáveis a qualquer ambiente.

Versatilidade 

Pode ser trabalhada de várias maneiras, para se adequar a uma ampla gama de estilos de decoração, desde o rústico, até o moderno.

Onde utilizar o piso de madeira maciça?

Esse tipo de piso é versátil e pode ser utilizado em diversos ambientes, como:

Salas de estar e quarto

É responsável por criar uma atmosfera acolhedora e confortável em salas de estar e quartos, adicionando charme e conforto para esses espaços.

Salas de jantar

A madeira maciça é uma excelente opção para a sala de jantar, pois adiciona um toque de elegância, facilitando também a limpeza após as refeições.

Cozinha

Embora não seja tão resistente à água quanto outros materiais, o piso de madeira maciça pode ser instalado em cozinhas, desde que sejam tomados os devidos cuidados.

Outros ambientes

Também é possível instalar esse tipo de piso na varanda, que é um espaço intermediário e localizado entre a área interna e externa

É importante considerar que o piso de madeira maciça pode ser mais suscetível a danos causados pela umidade e exposição direta à luz solar

Portanto, é essencial escolher o local de instalação com cuidado e garantir que o piso seja devidamente mantido e protegido ao longo do tempo.

Venha conhecer o piso de madeira maciça em nossa loja! Mas antes, deixe o seu comentário e compartilhe!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
17:41 | 15/04/2024
magnifiercross