Logo ParquetSP

Verniz para piso de madeira: Qual o melhor?

 | 
Sumário

Apesar de sua alta durabilidade, sabemos que o piso de madeira de um ambiente com alta circulação tende a ir se desgastando ao longo do tempo. E uma maneira de corrigir e evitar esses danos é envernizando-o. Mas, qual seria o verniz para piso de madeira mais indicado? 

É o que vamos esclarecer no post de hoje. Continue nos acompanhando para descobrir!

Afinal, qual a função do verniz para a madeira?

Quando um piso de madeira não possui acabamento, ele se torna mais frágil correndo o risco até mesmo de apodrecer com mais facilidade. 

Sendo assim, então, podemos dizer que a aplicação do verniz é fundamental, não apenas para dar um aspecto mais bonito ao piso de madeira, mas também funciona como uma forma de manutenção do piso, oferecendo a proteção necessária.

Basicamente, o verniz para piso de madeira é uma solução responsável por criar uma película externa protetora na madeira. Isso significa que o produto oferece resistência e proteção ao material.  

Além de servir de base contra o mofo, cupins, umidade, entre vários outros problemas que podem ocorrer nas residências.

Verniz para piso de madeira: acabamentos

Por falar em acabamento, existem três tipos diferentes relacionados ao verniz para piso de madeira, sendo eles:

Fosco

É um tipo de verniz mais opaco ou quase sem brilho, indicado para quem quer preservar as características naturais da madeira.

Brilhante

Esse tipo destaca ainda mais a madeira do piso e proporciona um acabamento sofisticado e muito mais bonito.

Acetinado

Esse é um tipo de acabamento mais elegante, que vai confer um brilho sutil e mais discreto para a madeira.

Qual o verniz mais indicado?

Uma das melhores opções de verniz para piso de madeira é o verniz à base d´água bi componente, porque ele possui uma proteção "invisível" e é desenvolvido e indicado especialmente para as áreas comerciais e as residências com tráfego intenso, ou seja, aqueles pisos que recebem alta circulação de pessoas.

Outra opção de verniz é o copal e sua aplicação pode ser feita tanto em pisos como em rodapés, deixando a superfície brilhando. Seguimos com o premium, que garante proteção para a madeira contra as intempéries e fungos, destacando ainda mais a beleza do seu piso.

E o verniz stain, que penetra na madeira e apresenta uma alta resistência contra a ação de chuva, sol e fungos.

Qual a melhor cor de verniz para piso de madeira?

É importante ter em mente o tipo de acabamento que você deseja para o seu piso. Caso você prefira continuar com a cor natural, o verniz incolor é a opção ideal. 

Mas, se optar por alguma cor, deve-se escolher a que mais se aproxima da tonalidade do seu piso. Algumas cores disponíveis no mercado são: peroba, marfim, mogno, cedro, entre outras. 

Como aplicar o verniz?

Antes de iniciar a aplicação do produto, é necessário preparar bem a superfície para recebê-lo. O processo de aplicação de verniz no piso de madeira é bastante simples e consiste em depositar uma camada fina sobre o material, deixando a superfície com um bom acabamento, profundidade e se for o caso, brilho.

A aplicação do verniz entra na etapa de acabamento para a renovação do piso e além de proteger contra danos e infiltrações, também pode ajudar a definir a aparência final do seu piso, sendo fosco, natural ou brilhante.

Gostou do conteúdo? Possui alguma outra dúvida? Deixe um comentário que em breve retornaremos.

Aproveite e compartilhe o post em suas redes sociais!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
15:21 | 19/06/2024
magnifiercross