Logo ParquetSP
Cuidados com vigamentos e com deck de madeira
 | 

Para algumas aplicações é muito importante tomar cuidado com o tipo de madeira utilizada e também o tratamento aplicado à mesma. Isso porque certas aplicações exigem uma madeira mais resistente, mais durável e com o tratamento adequado para que sua vida útil seja prolongada e ela não seja danificada por nenhum fator. Os vigamentos e o deck de madeira são duas dessas aplicações que precisam de atenção.

A madeira para vigamento e decks

Toda madeira que vamos utilizar em nossa construção, seja para vigas, caibros, para o piso, portas, madeiras, rodapé ou qualquer outra forma de uso, precisa ser de boa qualidade. Porém, quando a aplicação é para ambientes exteriores ou então para estruturas é essencial optar por uma espécie que tenha boa densidade e dureza, que resista às intempéries e que possa garantir maior tempo de vida útil, exigindo menos reparações.

É isso o que acontece com a madeira utilizada em vigamentos e também a madeira utilizada para instalação de deck de madeira. Em ambas aplicações a madeira deve ser muito bem escolhida, afinal, quando se trata do vigamento a madeira irá suportar grande peso e precisa mostrar resistência e força, além de durabilidade para resistir à umidade, ao calor e também ao possível ataque de pragas.

O deck de madeira fica exposto à luz solar e à chuva, e isso exige uma madeira que resista muito bem a essas agressões e que ainda seja resistente contra o ataque de pragas também, afinal, sem o tratamento adequado ela poderá ser alvo de formigas, cupins, traças e ainda o mofo. Então a madeira para vigamentos e também para o deck deve ser de ótima qualidade, uma espécie que ofereça essas características que o consumidor precisa.

Os cuidados são fundamentais

Na hora de escolher a madeira do vigamento ou do deck é preciso ter atenção, como dito acima, para escolher uma espécie forte e durável, que resista às agressões que sofrerá em ambos os casos. Porém, há outros detalhes que é preciso observar para que não se arrependa no futuro.

A madeira escolhida também precisa ter o selo de garantia de procedência, que é o que certifica ser essa madeira legalizada para comércio. Além desse cuidado preservar o meio ambiente e coibir a comercialização de madeira ilegal, ainda valoriza o trabalho de quem respeita a legislação e é para você a garantia de estar trabalhando com uma empresa séria.

Observe os tratamentos aos quais a madeira foi submetida, como a aplicação de impermeabilizantes e também o tratamento contra as pragas. Ambos importantes para preservar e conservar a madeira.

Lembre-se que o tratamento de fábrica não durará para sempre. Embora tratada, a madeira ainda precisará passar por manutenção para que sua vida útil seja preservada. Os vigamentos podem ser tratados com Neutrol, uma substância impermeabilizante que vai diminuir os riscos de prejuízo na madeira por causa da umidade ou contato com a água. A madeira não vai absorver umidade e assim não apodrecerá.

Destacada vigas e decks - ParquetSP-atual

O deck de madeira pode ser tratado com vernizes ou óleos. Em algumas espécies de madeira, como a Teca, já contém oleosidade natural, o que as torna resistentes á umidade, mas para espécies que não contém óleos naturais, pode ser feita aplicação do mesmo, assim a madeira fica impermeabilizada e dura por muito mais tempo. Convém tratar os decks frequentemente segundo a orientação do fabricante do produto escolhido ou do fabricante do deck de madeira.

Uma última dica:

  • Para saber qual é a madeira realmente boa para vigamentos, opte por aquelas que tiverem pelo menos 800 quilos por m³. Assim você poderá ter certeza de que a madeira é resistente o suficiente para suportar seu telhado;
  • Decks com aparência envelhecida não precisam ser trocados se a madeira não estiver comprometida. Basta solicitar o serviço de restauração, que vai lixar a madeira e reaplicar o produto para proteção.
Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross