Logo ParquetSP
Como limpar escada de madeira?
 | 

Ter uma escada de madeira torna os ambientes muito mais charmosos. E a grande vantagem dela é o fato de que a madeira é muito versátil, e por isso, pode harmonizar com todos os estilos de ambientes.

Mas não importa se a escada está instalada em áreas internas ou externas. Se ela não receber a manutenção correta terá sua aparência prejudicada. Além de ficar com aspecto de velha, a escada de madeira também pode ser comprometida se não for bem cuidada.

Grande parte dessa conservação está na limpeza do material. Quer saber como realizá-la da maneira certa para ter uma escada de madeira sempre bonita e bem conservada? Então continue lendo nosso artigo e acompanhe as dicas que separamos para você.

Por onde começar

Sempre que for limpar uma escada, para que seu trabalho possa ser simplificado, inicie a limpeza de cima para baixo. Se você for limpar todos os ambientes, comece pelos andares superiores, e siga pela escada. Assim você não corre o risco de acabar sujando os degraus mais baixos.

texto-como-limpar-escada-de-madeira-ParquetSP

Retirando os resíduos

Para eliminar partículas e resíduos da escada de madeira, use sempre uma vassoura macia. Embora aquelas de cerdas mais rígidas possam alcançar alguns cantinhos, evite utilizá-las nesse material.

Cerdas duras podem causar riscos na superfície da madeira, que não serão significativos para sua estrutura, mas podem comprometer o visual dela. Use vassouras macias para evitar esse problema.

Use também o aspirador de pó

Para os cantos mais difíceis de acessar com a vassoura, você pode usar o aspirador de pó. Como na escada pode ser difícil de manusear o equipamento, você pode usar os modelos de mão, que são leves e fáceis de operar e carregar.

Caso prefira, pode dispensar a vassoura e usar apenas o aspirador, mas tenha o cuidado de não friccionar o aparelho sobre a madeira. Exercer força sobre ela pode marcar sua superfície.

Retire as marcas de pegadas e manchas

As marcas de pegadas e manchas leves podem ser apagadas com um pano úmido. Para as escadas que ficam no interior, cuja madeira é mais sensível à umidade, evite panos encharcados demais.

Se as manchas forem difíceis de retirar, você pode fazer uma solução de água morna com um pouco de sabão neutro, limpar a escada e depois enxugar com um pano seco e macio. Nunca use esponjas abrasivas par não danificar a madeira.

Escadas exteriores podem ser lavadas

Escadas de madeira que ficam do lado de fora podem sujar mais do que as interiores, especialmente se houver áreas de terra ou gramado. Nesse caso, a escada pode ser lavada, já que sua madeira é específica para áreas abertas.

No entanto, prefira fazer essa limpeza em dias quentes, para que a madeira seque rapidamente. Evite esfregar com materiais abrasivos e depois de lavar, enxugue os degraus para acelerar a secagem.

Mantenha sempre essa escada com proteções como vernizes, para minimizar a absorção de umidade.

Detalhes precisam de atenção

Acabamentos como cordões de madeira, rodapé e Nosing de madeira podem acumular poeira também. No caso do Nosing, dê uma atenção especial para a parte de baixo, onde podem acumular teias de aranha.

Use o aspirador para limpar cantos e detalhes, e para retirar teias de ranha, você pode usar um espanador. Se quiser uma limpeza mais minuciosa, use um pincel para limpar curvas que também acumulam sujeira.

Evite certos produtos

Os produtos utilizados na limpeza geral da casa nem sempre são indicados para madeira também. E por se tratar de uma escada, tenha cuidado ao comprar produtos para higienizá-la.

Use sempre aqueles que não agridem o material, mas evite os que possam deixar a superfície lisa, para que não aconteçam acidentes.

Por isso, não é recomendado utilizar ceras nos degraus, produtos que contenham silicone ou então amônia.

Você pode manter os degraus da escada de madeira conservados se fizer a varrição deles todos os dias. Essa prática vai evitar que grãozinhos façam fricção entre os calçados e a madeira, o que causa riscos.

Além disso, varrendo todos os dias você evita que a sujeira se acumule, e com isso as limpezas mais minuciosa ficam espaçadas.

foto-vertical-texto-como-limpar-escada-de-madeira-ParquetSP

Também não se esqueça de que manter o verniz conservado é uma forma de conservar a escada de madeira, e vai deixá-la com aspecto de nova sempre. Quando notar que o verniz está com aspecto de velho, faça a restauração, lixando e aplicando o produto novamente. Ou conte com uma empresa profissional para fazer isso para você, como a ParquetSP.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross