Logo ParquetSP
Cuidados com forro de madeira
 | 

Os cuidados com o piso de madeira você já conhece e sabe que é preciso manter longe de umidade, não submergir, evitar a abrasão e reaplicar o verniz para manter a proteção e a boa aparência. Mas e quando a madeira está no teto? Você sabe como cuidar do seu forro de madeira ou tem algumas dúvidas?

Hoje vou ensinar para você a maneira certa de manter o seu forro de madeira sempre muito bem conservado para que mantenha-se belo por mais tempo e também aumente a sua durabilidade. Continue a ler o artigo!

Conservando o forro de madeira em passos simples

A madeira é belíssima e confere status para um ambiente. Combinada de diversas maneiras, ela é um material neutro que pode compor diversos tipos de decoração em estilos muito variados. Porém, todo o charme da madeira se perde se ela não for bem conservada e por isso, além de cuidar bem do seu piso também é preciso dar atenção para o forro de madeira.

Assim como no piso, a madeira no teto precisa ser conservada. Apesar de ela não sofrer com o trânsito de pessoas, o arrastar de móveis, o atrito, entre outras agressões, a madeira do forro também sente as variações climáticas, as mudanças na umidade relativa do ar e seu verniz resseca com o tempo. Por isso, é essencial fazer o controle de sua manutenção.

Texto-horizo-Cuidado-com-forros-ParquetSP

Os cuidados com seu forro de madeira se iniciam logo na instalação do mesmo. É essencial ter certeza de que o teto não possui nenhum tipo de infiltração. Goteiras e umidade precisam ser extinguidos antes de se instalar o forro, porque a madeira em contato com a água vai deformar e apodrecer.

Ainda que ela esteja protegida e impermeabilizada, se a madeira estiver em contato constante com a umidade diretamente sobre ela, o verniz e os tratamentos não vão suportar as agressões da água e acabarão perdendo a sua eficácia.

Depois de certificar-se da ausência de umidade no teto, é preciso escolher uma madeira devidamente tratada contra o ataque de cupins e pragas, também impermeabilizar e ainda fazer a aplicação de verniz ou tinta para que ela possa ter sua vida útil ampliada.

Depois de instalado o forro de madeira, os cuidados no dia a dia são simples. Basta retirar o pó que possa se acumular, bem como teias de aranha e outras impurezas com o auxílio de um material macio, que não danifique o verniz da madeira. Se necessário, o forro pode ser higienizado com um pano úmido, assim como o piso.

Depois de alguns anos de uso, se o verniz começar a ficar desbotado ou então ressecado, não é preciso trocar o forro de madeira. Assim como o piso de madeira maciça, o forro também pode ser restaurado.

Texto-verti-Cuidado-com-forros-ParquetSP

Basta lixar a superfície do forro e extrair todo o verniz ou a tinta antiga e deixar a madeira uniforme. Depois disso, retirar os resíduos de madeira e deixar a superfície pronta para ser tratada com um produto novo.

 Reaplique o verniz ou a tinta no forro, e nessa restauração, aproveite para mudar a aparência do forro caso deseje, com o uso de vernizes com outra tonalidade. Mas não deixe de aplicar o produto depois de lixar a madeira. Lembre-se que ainda que seu teto não apresente infiltrações ou goteiras, a umidade também está presente no ar. O excesso ou a ausência dela podem danificar a madeira sem proteção.

 Para os dias mais úmidos, mantenha a casa bem ventilada para diminuir a umidade no ambiente, e nos dias mais secos utilize o umidificador de ar para que a madeira possa ser reidratada e sofrer menos com a estiagem.

Viu só como não é complicado cuidar de um forro de madeira? Assim como no piso, a madeira é prática para o dia a dia, e é por isso que ela tem sido a primeira opção de muita gente!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross