Logo ParquetSP
5 dicas para restaurar piso de madeira
 | 

Restaurar piso de madeira tradicional, sendo ele um assoalho, um piso pronto ou até um elegante piso de taco podem e devem ocorrer com o passar dos anos, dessa forma se justifica o maior valor pago no momento da aquisição do piso de sua casa.
Outra situação muito comum é você comprar uma casa ou apartamento usado que está coberto com um carpete ou tapete velho e quando se efetua a remoção do mesmo descobre-se um belo piso de madeira por baixo, mas muitas vezes danificado pelo tempo ou pelo método de fixação desse carpete. Por outras vezes na aquisição de um imóvel usado o piso encontra totalmente danificado, vamos lá, mãos à obra:

1- Raspe todo resíduo de sujeira.

Se o piso de madeira estava coberto com um carpete, provavelmente você terá que que lidar com a remoção de resíduos de colas ou algum tipo de material usado para fixação. Um raspador juntamente com um removedor de adesivos será o primeiro passo nesse sentido.

Este processo pode ser muito demorado, porque o adesivo vai deixar manchas na madeira.

Não vamos enganar vocês, essa não é uma tarefa fácil e você pode optar por contratar uma empresa profissional, especializada nesse tipo de serviço para restaurar piso de madeira.

2- Remover todo o verniz

Você vai precisar remover qualquer resíduo de verniz e para isso uma boa lixadeira e lixas apropriadas de madeira serão muito importantes nessa etapa.

Um fato chato nesse momento é o caso de manchas que não conseguem ser removidas ou algum pedaço do piso que por algum motivo esteja estragado ou apodrecido, isso ocorre muito pelo vazamento de água de vasos. Em algumas situações alguns pedaços desses pisos precisam ser trocados. Outra opção é não efetuar a troca e usar um belo tapete ou outra opção de decoração para esconder essa mancha que teima em não sumir. Criatividade é muito importante em decoração.

3- Preencher buracos ou imperfeições no piso de madeira.

Se você removeu o piso antigo (carpete ou similar), talvez você terá que lidar com buracos de pregos ou até mesmo lacunas entre as tábuas da madeira.

Esse preenchimento precisa ser feito com massas de madeira, deve-se tomar o cuidado de usar massas que mais se assemelham ao tipo de madeira utilizada. Dessa forma o esse preenchimento é minimizado.

4- Lixar muito bem o piso

Vamos confessar uma coisa para você, essa etapa não é nada prazerosa. Você vai precisar de uma lixadeira de madeira e uma boa prática para usa-la, além da quantidade de sujeira que irá causar. Por seu uma etapa delicada você tem duas opções: a primeira é seguir em frente com todo cuidado para não perder o seu piso de madeira ou então contratar uma empresa profissional para executar o serviço, como já falado anteriormente.

5- Verniz e Acabamento

Depois do piso lixado e muito bem limpo, ele estará pronto para receber o verniz.

Procure utilizar produtos com qualidade (esqueça um pouco o preço nesse momento), isso pode garantir uma garantia maior da qualidade do serviço.

Se você estiver contente com a cor da madeira original escolha um verniz incolor, mas hoje no mercado existe inúmeros produtos que poderão alterar um pouco essa tonalidade, proporcionando um visual totalmente diferente do existente.

Um piso bonito novamente

Tenha certeza que restaurar piso de madeira vale muito a pena. Um piso de madeira deve ficar exposto, dando um charme especial a sua casa ou escritório, decorando e criando um ambiente mais agradável e confortável.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross