SHOWROOM(11) 93800-2444

7 cuidados com o piso de madeira que você deve tomar.

A madeira, embora seja um material de origem orgânica, pode ter uma durabilidade de muitos anos. Mas ao mesmo tempo, ela dura pouco se não receber cuidados, e o que define a durabilidade da madeira não é somente a sua espécie, dureza ou resistência, mas também a forma como a conservamos.

Todo tipo de piso precisa de cuidados, e os cuidados com o piso de madeira são indispensáveis para garantir que ele esteja protegido e possa resistir durante muitos anos de uso. Para isso vale os cuidados do dia a dia e aquele esporádico para manter o piso sempre como novo.

Confira abaixo 7 cuidado com o piso de madeira que você precisa ter  para conservá-lo por muito mais tempo.

 1 – Não deixar submerso – A madeira em contato com a água a absorve e se expande. Isso porque sua estrutura contém fibras que se hidratam com a umidade, assim, quando ela é excessiva a madeira atua como uma esponja, e seu tamanho se altera. Além de o piso ficar irregular podendo formar bolhas, a madeira poderá apodrecer e perder sua vida útil. Por isso deve-se evitar jogar água sobre o piso para lavá-lo.

2 – Não usar produtos químicos – A madeira não precisa de muitas manobras para ser limpa, assim, o piso de madeira não requer diversos produtos para deixá-lo higienizado. Deve-se evitar produtos químicos, como querosene, amônia e produtos de limpeza que criam um filme sobre o piso. Todos podem danificar as fibras da madeira ou causar manchas na superfície.

 3 – Não limpar com abrasivos – Nos cuidados com o piso de madeira deve-se evitar, também, fazer a higienização com produtos abrasivos. Saponáceos, palhas de aço e escovas muito duras podem causar riscos na superfície do piso e deixá-lo todo marcado. Evite a limpeza com qualquer coisa que possa agir como lixa no piso, prefira sempre a maciez para não agredir a madeira.

 4 – Não permitir a luz solar direta – O sol tem efeito sobre o piso de madeira descolorindo as suas fibras. Quando a luz do sol incide sobre uma parte do piso entrando pela janela ou uma porta. Essa parte atingida pela luz do sol pode ficar desbotada. Por isso, onde o sol incidir sobre o piso, prefira usar uma cortina ou então colocar um tapete para protegê-lo.

 5 – Colocar proteção nos pés dos móveis – O arrastar das cadeiras ou a movimentação dos móveis pode arranhar a superfície da madeira, causando vincos superficiais ou mais profundos que vão marcar o piso. Esses riscos vão comprometer a aparência do piso e prejudicar o seu visual. A solução é proteger os pés dos móveis com capas de silicone, borracha ou feltro para reduzir o atrito e não permitir que se formem arranhões.

6 – Manter a manutenção em dia – O verniz utilizado no piso dura por anos, porém, quando ele estiver ressecado ou começando a apresentar riscos é interessantes fazer a manutenção do piso de madeira e reaplicar o verniz para que ele possa fica protegido novamente. O verniz atua como uma proteção da madeira, tanto para não danificar as fibras como para impedir que ela absorva a umidade, isso vai conservar a sua vida útil garantindo mais durabilidade. 

7 – Evitar o atrito no piso – Além dos móveis, que quando arrastados causam riscos no piso, o atrito provocado pelo aspirador de pó, crianças brincando ou vassouras de cerdas duras também causam arranhões no piso ou até mesmo vincos mais profundos. Evite arrastar qualquer coisa sobre o piso, e para que as crianças possam brincar, use tapetes no local das brincadeiras. O EVA é uma boa opção, por ser macio e absorver impactos.

Com esses cuidados você preserva tanto a aparência do seu piso de madeira como também a sua estrutura, aumentando a vida útil e aproveitando todo o potencial de durabilidade que a madeira pode ter.

SIGA NAS REDES
Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

FALE CONOSCO

× Como posso te ajudar?

Pin It on Pinterest

Share This