Logo ParquetSP
A grandiosidade do Ipê
 | 

O ipê é uma árvore nativa das florestas brasileiras, conhecida no norte também como pau-d’arco, e que possui uma ampla variedade de cores. Pertencente ao gênero Tabebuia, da família das bignoniáceas, possui uma copa frondosa, e durante o período da sua floração, que ocorre apenas uma vez ao ano, perde todas as suas folhas. Porém, ao invés de oferecer um  visual de galhos secos, o ipê flori grandiosamente com belos cachos de flores amarelas, brancas, roxas ou cor de rosa.

Essa floração acontece durante o inverno, nos meses de julho a setembro, oferecendo um espetáculo de cores para os locais onde existe essa árvore, assim como um belo tapete de flores que contrasta quando a mesma é cercada por um gramado.

Já há muitos séculos a madeira do ipê tem sido apreciada por causa da sua excelente qualidade, permitindo a utilização da mesma para fins diversos. Atualmente o piso de madeira ipê também é muito procurado devido a sua qualidade e durabilidade. Além da extração da sua madeira, o ipê ainda pode ser utilizado para fins medicinais, e para quem deseja uma árvore bela em seu jardim, o ipê é uma ótima opção de árvore ornamental, apesar de ser grandioso.

Porque madeira de ipê é utilizada para pisos e outros fins

De coloração castanho-avermelhada ou então castanho-oliva, a madeira de ipê possui veios resinosos que são mais escuros, contrastando com a sua coloração. Além da beleza de seu porte, sua copa e suas flores, o ipê também, possui uma madeira muito bonita e por isso mesmo existe o piso de madeira ipê.

O piso de madeira ipê é um piso elegante e de alta qualidade. Porque a madeira de ipê é bastante valorizada em função da alta resistência, da dureza que apresenta e também da flexibilidade que possui. Por estas características é considerada como sendo uma madeira de lei.

Uma das caraterísticas atrativas no piso de madeira ipê, é o fato de que essa madeira também suporta muito bem as agressões da umidade, sendo ideal para suportar a limpeza diária sem perder a sua beleza ou comprometer a sua vida útil.

Por causa dessa caraterística que apresenta, a madeira do ipê ainda é utilizada para outros fins além da fabricação de pisos, utilizações muitas vezes bastante agressivas para o material, como na edificação de pontes, para fabricação de dormentes, postes e vigamentos, e em todas essas ela se mostra uma madeira muito resistente e eficaz.

Com tantas qualidades e aplicações, a madeira de ipê é muito explorada pela indústria, e o grande problema de sua utilização é quando não é respeitada a extração sustentável da madeira. A extração predatória do ipê e outras árvores nativas da floresta brasileira, compromete o meio ambiente e a biodiversidade do Brasil. Por isso, ao escolher o piso de madeira ipê, é importante certificar-se se a loja e o fabricante do piso possuem certificações que atestam que a madeira é legalizada e não proveniente de desmatamento ilegal. A ParquetSP oferece para seus clientes essa segurança, trabalhando apenas com madeira certificada.  

Os tipos de ipê e seu marco patriótico

Apesar de falarmos em ipê de uma maneira geral, existe mais de um tipo do mesmo, e cada um desses tipos de ipê possui um nome diferente segundo a coloração das suas flores ou então de acordo com as características da sua madeira.

Temos o ipê-amarelo, o branco ou mandioca, o ipê-contra-sarna, o ipê-do-brejo e o ipê-rosa ou roxo. Além de possuírem caraterísticas diferentes, cada tipo de ipê também possui uma ocorrência distinta ao longo do território nacional, sendo que algumas espécies podem ser encontradas em certas regiões e não em outras.

Mas independente do seu tipo, se será utilizado para fabricação de piso de madeira ipê ou se será destinado para outros fins, o ipê se trata de um patrimônio nacional que sempre foi considerado como uma árvore nativa do nosso país. Apesar do pau-brasil ser considerado a árvore Nacional, o ipê possui um grande significado patriota, porque as sua flores são consideradas como um símbolo nacional do Brasil.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross