Logo ParquetSP
Combinando piso e móveis
 | 

Como você escolhe o piso e os móveis de seus ambientes? Você escolhe o modelo que lhe agrada ou procura harmonizar as cores para conseguir um resultado mais atraente? Sim, existem segredos que você precisa conhecer para conseguir criar uma decoração bonita e charmosa para seus ambientes destacando tanto o piso quanto os seus móveis. Vou mostrar para você como fazer a escolha certa dos dois!

Por que harmonizar o piso com os móveis?

A decoração dos ambientes não se resume aos elementos decorativos que você escolhe, como as cortinas, quadros, luminárias, esculturas entre outros mais. A decoração precisa começar logo na estrutura de cada espaço, afinal, texturas, piso, revestimentos e a cor das paredes estão ligados à decoração.

Imagine se você criasse um ambiente todo numa cor só. O que teria destaque? Nada, exatamente, e por isso, se você deseja um contraste mais marcante entre o seu piso de madeira e os móveis, é preciso que as cores sejam “opostas” para os dois. Dessa forma você consegue fazer com que cada elemento da sua decoração ganhe destaque, mas ao mesmo tempo estejam em equilíbrio, criando um ambiente aconchegante e bonito.

texto-vertical-Combinando-cores-de-moveis-e-piso-de-madeira-ParquetSP

Como você deve harmonizar o piso e os móveis

Para nossa felicidade, e às vezes enorme indecisão, existem muitos modelos e estilos de móveis para decorar nossos ambientes. Desde os mais clássicos e coloniais, muitas vezes vintage que encontramos por preços excelentes, também temos os mais modernos com design futurista e linhas clean, ou seja, opções que não acabam mais.

Além dos modelos variadíssimos podemos optar por cores, e isso ajuda e facilitar ainda mais a decoração, mas ao mesmo tempo pode fazer uma grande salada nos ambientes se não soubermos combinar o piso com os móveis, e tudo acaba ficando confuso, sem um estilo definido, colorido demais ou de menos.

Para que você faça a combinação ideal entre piso de madeira e móveis é preciso contrastar suas cores. Os pisos de madeira não precisam necessariamente ser acompanhados de móveis em cores de madeira também. A madeira harmoniza com todos os materiais e cores, e você pode ter um piso de madeira e móveis coloridos, por exemplo.

O grande segredo para você equilibrar esses dois elementos com charme e beleza, dando destaque para ambos, é jogar com as cores. Se o seu piso de madeira tiver uma tonalidade mais escura, escolha cores claras para os móveis. Se seu piso de madeira for claro, escolha móveis em cores mais escuras. Dessa maneira os móveis vão ganhar destaque no recinto e não vão se parecer com uma extensão do piso.

Quando escolhemos criar um ambiente onde móveis e piso têm a mesma cor ou tons aproximados, criamos um ambiente homogêneo. Algumas pessoas optam por este estilo, porém, se você quer dar destaque para seus móveis e seu piso, então jogue com as cores para conseguir alcançar esse efeito que deseja.

Os móveis coloridos e o piso de madeira

O piso de madeira, embora clássico, pode estar associado ao moderno e sofisticado. Como eu disse logo acima, existem móveis coloridos que ajudam a decorar o ambiente, e eles podem ser utilizados com pisos de madeira, e na verdade ganham um grande destaque pelo fato de a madeira ser um material neutro.

Se você deseja uma poltrona colorida, cadeiras em cores vivas ou um armário que deseja como elemento decorativo de destaque, pode apostar neles sem medo, porque o piso de madeira vai complementar a sua decoração e contrastar perfeitamente com as cores.

Cuidado com seu piso!

Outra dica que eu preciso te dar é sobre a superfície do piso. A grande maioria dos pisos de madeira recebe camadas de verniz para sua proteção e melhor acabamento, então, você pode optar por envernizar o seu piso somente depois de colocar os móveis em seus devidos lugares.

Para o caso de pisos prontos, ou se você quiser envernizar o piso antes, ainda assim há solução para arranhar o piso. Basta proteger os pés dos móveis com feltro, borracha ou silicone assim ele não afetará o piso.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross