Logo ParquetSP
Como decorar uma cozinha: veja dicas e ideias
 | 

Há muito tempo a cozinha deixou de ser um ambiente apenas para realização de tarefas domésticas que passou a ser um ponto de encontro da residência. Receber familiares e amigos nesse espaço, e servi-los com uma saborosa refeição, agora é um dos programas preferidos para quem gosta de aproveitar a companhia das pessoas.

Por isso, é importante saber como decorar uma cozinha para que ela seja ao mesmo tempo funcional, confortável e agradável. Tudo isso para que as coisas estejam em seu lugar e o espaço transpasse aconchego para que os seus convidados se sintam bem ali.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas e ideias para que você possa decorar a sua cozinha com muito bom gosto, fazendo dela um espaço prático e um ponto de encontro em sua casa.

Dicas para decorar a sua cozinha

Pense muito bem nas cores

As cores são um elemento muito importante da decoração. Elas não somente dão vida para um espaço, como também ajudam a transpassar sentimentos e despertar emoções. É por isso que a sua cozinha deve ter as cores certas para ser agradável para você e seus convidados.

Cozinha americana com bancada branca e cadeiras altas de ferro. No chão, piso de madeira.

Alguns tons ajudam a estimular o apetite e, inclusive, são muito utilizados em restaurantes, como é o caso do vermelho, laranja e amarelo. Outros não trazem esse mesmo estímulo, como o azul e o roxo. Mas você pode usar a cor que você quiser em sua decoração, já que uma boa opção é utilizar tons neutros de base e detalhes coloridos.

Escolha o piso certo

O piso também é um elemento muito importante e ele pode tanto ser o destaque da sua cozinha como harmonizar com o restante da decoração ou ser um elemento neutro. Uma boa ideia para trazer modernidade e praticidade para esse espaço é optar pelo piso de madeira.

Diferentemente do que muitos acreditam, a madeira pode ser usada na cozinha sem nenhum problema. E com a diversidade de tipos de piso e espécies você tem uma grande variedade de opções, além da vantagem de a madeira ser tendência e um material elegante que agrega status.

Prefira harmonizar os eletrodomésticos e móveis

Um fator muito importante que deve ser considerado por quem deseja saber como decorar uma cozinha é a harmonização do visual. Considere que isso não significa deixar a decoração homogênea, mas sim preferir o mesmo padrão para que não haja poluição visual.

Se você escolher os seus eletrodomésticos da linha branca, por exemplo, o ideal é que tudo siga essa mesma tendência. Assim como para o preto ou o inox, não se esquecendo de que os demais acabamentos e detalhes devem seguir um mesmo padrão para compor uma decoração harmônica de bom gosto.

Crie um bom layout

O layout da cozinha é mais um fator que contribui grandemente para sua decoração, e ele deve ser escolhido conforme o estilo que você prefere e com base nas dimensões e arquitetura o seu espaço.

Na hora de escolher a distribuição da sua mobília e demais elementos, considere aquilo que é mais prático para você e que possibilitará aproveitar ao máximo cada canto. Assim, tudo ficará organizado e bem distribuído melhorando, inclusive, a segurança.

Faça uma distribuição estratégica

Durante o dia a dia é muito importante que a cozinha ofereça praticidade para que as tarefas sejam cumpridas em menos tempo e sem fazer muita bagunça. Então, na hora de compor a decoração você também precisa distribuir de forma estratégica os eletrodomésticos, utensílios e alimentos.

Tudo aquilo que é utilizado com mais frequência precisa estar em fácil acesso. Também é importante pensar em pontos de energia elétrica, de água, ventilação e iluminação. Assim, você terá tudo sempre a sua mão e as coisas permanecerão organizadas de forma inteligente.

Explore os painéis de madeira

E não é somente no piso que a madeira pode ser utilizada, porque também há como decorar uma cozinha utilizando painéis desse mesmo material. Eles podem ser aplicados de diferentes formas no espaço como:

  • para dar destaque a uma parede;
  • como fundo para utensílios;
  • compondo um pequeno jardim vertical;
  • dividindo ambientes.

Além de contribuir grandemente para um toque diferenciado no visual, os painéis de madeira ainda tem uma aplicação funcional, como na divisão de ambientes e para criar pequenos corredores nos espaços integrados.

Cozinha com mesa de jantar no centro. Armários cinzas e tampo de madeira. PIso de madeira

Viu só como decorar uma cozinha não é tão complicado assim? Existem diversas opções de elementos e estilos para compor uma decoração exatamente do jeito que você deseja, funcional e muito agradável!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross