Logo ParquetSP
Decoração com sustentabilidade
 | 

A decoração segue tendências e modifica-se de tempos em tempos. Com isso, surgem novos elementos, são incorporados novos materiais, ideias e estilos que mudam o modo como as pessoas não somente decoram seus ambientes, mas também aquilo que elas transmitem através da sua decoração. A sustentabilidade, tema em alta em todos os setores de atuação humana, também chegou à decoração, e ter um ambiente sustentável eleva o status do imóvel.

O que é a decoração sustentável

A sustentabilidade consiste no ser humano continuar a desempenhar as suas atividades, mas de uma maneira que gere menos impacto na natureza, isso seria através da menor extração de recursos, da economia de energia, do aproveitamento de materiais e da menor emissão de poluentes e geração de resíduos.

Com a adoção de novos métodos de produção e novas técnicas, o ser humano consegue manter o padrão de sua atividade porém, o resultado dessa ação é menos agressivo para o meio, e com isso, ha a preservação do meio ambiente e também a garantia de que as gerações futuras terão a  sua disposição os recursos que hoje nós temos.

A sustentabilidade na decoração trata-se de adotar materiais, produtos, e elementos que em sua fabricação tenham gerado menor impacto para a natureza, ou então, o reaproveitamento de materiais, objetos e peças que seriam descartados como lixo. Com isso, cria-se algo novo com o que era velho, ou então escolhe-se marcas e materiais que tenham respeito pelo meio ambiente.

O que utilizar para ter uma decoração sustentável

Ao contrário do que se imagina uma decoração sustentável não se trata apenas de reutilizar garrafas, latas, paletes entre outros mais, mas também trata-se de escolher cada elemento observando o seu impacto na natureza.

Por exemplo, quando for escolher a tinta das paredes, pode-se pensar em sustentabilidade, optando por aquelas que não utilizam solventes, que possuem selos de certificação ambiental, entre outros detalhes.

Além da tinta ideal, também está incluso na decoração sustentável, e com um forte peso para ela, a escolha do piso. Ao contrário do que se pensa escolher um piso de madeira pode ser uma atitude mais sustentável do que optar por um de cerâmica, de porcelanato ou de pedra.

Isso porque ao optar pela madeira certa e por uma empresa responsável você pode adquirir um piso de madeira que seja sustentável. O piso de madeira sustentável é aquele que é fabricado a partir de madeira de reflorestamento, de madeira extraídas de espécies cultivadas somente para esse fim, ou então de espécies que não são exterminadas para a madeira ser extraída.

Nesse contexto, temos para a decoração da sua casa com pisos sustentáveis o eucalipto, espécie exótica cultivada em plantações para extração de madeira; temos o bambu, que alastra-se com grande facilidade e rapidez, e que não é necessário extrair a matriz para a retirada da madeira, pois apenas realiza-se o controle da espécie (como um apoda); e temos também a teca, mais uma espécie exótica que é cultivada para extração de madeira.

Outra opção interessante de sustentabilidade para o piso é a madeira de demolição. A madeira de demolição pode ser utilizada em cada detalhe que você desejar na sua decoração, e se trata de uma opção sustentável porque a madeira de demolição é uma madeira reciclada. Dessa maneira, aproveita-se a madeira ainda em bom estado que foi retirada de construções antigas e evita-se a extração de novos espécimes.

Ainda é possível buscar pela sustentabilidade também no acabamento do piso, optando por um verniz também a base de água, assim como as tintas da parede. E dessa maneira, além de se beneficiar com o conforto do odor desse verniz, que é pouco intenso, você ainda coloca sustentabilidade em mais um detalhe.

Uma decoração sustentável, atualmente, traz status para o imóvel, porque o tema sustentabilidade e responsabilidade socioambiental são temas atuais e que trazem créditos para empresas e profissionais. Por isso, além de preservar o meio ambiente a decoração sustentável ainda agrega valor para seus ambientes.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross