Logo ParquetSP
Já pensou em colocar um piso ecológico na sua casa?
 | 

Quando estamos construindo ou reformando, queremos sempre o melhor. Seja em questão de qualidade ou custo benefício. Para escolha de cada material que será utilizado, levamos em consideração aqueles que estão no mercado e depois de uma ligeira pesquisa, optamos pelo ideal. Assim acontece com o piso também, porém, para esse elemento muitas pessoas geralmente prezam apenas a beleza e o visual e outros fatores como conforto, vantagens e características, são relevados. Mas para o consumidor que avalia todas as opções antes comprar, ele poderá se deparar com um piso excelente para ser explorado em qualquer construção: o piso ecológico. Você já pensou em colocar um piso ecológico na sua casa?

 

O que é um piso ecológico?

Os pisos ecológicos são aqueles fabricados com madeira de reflorestamento ou cuja matéria prima é conseguida de outras maneiras sustentáveis. Sua característica marcante é o fato de sua produção não agredir o meio ambiente e como são sustentáveis, não degradam a natureza. Isso garante a preservação do nosso planeta.

Os pisos ecológicos podem ser fabricados com vários materiais. Existem aqueles que partem de florestas plantadas exclusivamente para extração de madeira e, assim, a derrubada de matas nativas não acontece. Esse é o caso do piso de eucalipto, cuja madeira é conseguida em 100% nos reflorestamentos.

No caso do piso de cortiça, ele é extraído de uma árvore, mas a extração é feita respeitando e preservando a vida do espécime. A cortiça se trata apenas da casca da árvore, que volta a se formar sem agredir a planta. Por isso, não é necessário fazer a derrubada da árvore, o que garante a preservação da espécie.

Os pisos de bambu também são uma opção muito interessante de piso ecológico, porque o bambu naturalmente se espalha e cresce muito, formando grandes touceiras. Assim, fazendo a extração correta das varas, é possível ter matéria prima constante sem destruir a matriz. O piso de bambu é considerado uma das melhores opções para pisos sustentáveis.

 

Pisos ecológicos de madeira nativa

Existem também os pisos ecológicos fabricados com madeira de espécies nativas das florestas brasileiras. Porém, a diferença do piso ecológico para os demais, é que a madeira utilizada para a fabricação dos pisos sustentáveis não é retirada das florestas e a matéria prima é conseguida através de florestas plantadas especialmente para esse fim. Assim, a madeira de Ipê, Jatobá, Cumaru e outras, não é conseguida impactando-se o meio ambiente e a atividade das empresas que possuem certificados para comercializar essas madeiras ou seus produtos é regularizada junto aos órgãos ambientais, mais uma prova de que os pisos ecológicos têm sua fabricação controlada desde o início do processo, a fim de manter o meio ambiente intacto e com o menor impacto possível pela ação antrópica.

 

Por que optar por um piso ecológico para sua casa?

Algumas pessoas podem acreditar que o piso ecológico é interessante apenas para empresas ou instituições que desejam ter esse diferencial e atestar ainda mais sua preocupação com a natureza, uma medida para mostrar respeito pelo meio. Porém, apesar de ser realmente um meio dessas empresas conseguirem atingir os padrões de qualidade exigidos, o piso ecológico não é destinado apenas para elas.

Instalar um piso ecológico em sua casa, não somente é a certeza de contribuir com uma atividade que não está degradando o meio, mas também ajuda a valorizar a sua construção. Cada detalhe que é colocado numa construção eleva o seu valor. Assim, investir em sustentabilidade também para sua casa é uma forma de valorizar o seu imóvel, além de ser uma atitude responsável e que estará incentivando o comércio sustentável e ecológico de piso de madeira. E ainda enfraquece o trabalho de que explora indevidamente as florestas.

A ParquetSP terá o maior prazer em lhe instruir sobre os pisos ecológicos que comercializa e lhe apontar as opções mas indicadas para suas necessidades. Converse com um de nossos profissionais!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross