SHOWROOM (11) 5053-8333

O que é certificação FSC?

A proteção do meio ambiente é um dos temas mais debatidos atualmente, afinal, o cuidado que temos com os recursos naturais garantem a sobrevivência de todas as espécies, inclusive a humana.

Diante disso, as pessoas procuram evitar o consumo de itens e produtos que agridam a natureza, sendo assim, o que pensar sobre empresas que comercializam pisos de madeira ou outros produtos desse material? Elas não estão desmatando para terem lucro?

De fato, há quem trabalhe na clandestinidade, porém, você não precisa deixar de usufruir de produtos de madeira por isso. É possível optar por empresas que realizam o manejo sustentável desse material, e o que assegura isso são as Certificações FSC.

 

O que são as certificações FSC?

A sigla FSC refere-se a Forestry Stewardship Council, que em português significa Conselho de Manejo Florestal. Trata-se de um sistema de garantia, com reconhecimento internacional, que tem o intuito de identificar os produtos derivados de um manejo florestal adequado.

O conselho é uma organização não governamental e independente, que não possui fins lucrativos, criado na década de 90. Hoje está presente em mais de 70 países e mantém o intuito de promover o manejo sustentável das florestas.

Para isso, são determinados critérios e princípios para manusear a madeira e produzir itens a partir dela. Todo empreendimento ligado a essa cadeia de produção que deseja receber a certificação, precisa estar em conformidade com o estabelecido pelo conselho.

O intuito é possibilitar que pessoas e empresas possam tomar melhores decisões na hora de adquirir a madeira e seus derivados. Assim, o consumidor tem a oportunidade de optar apenas por marcas preocupadas em preservar o meio ambiente.

Não existe apenas um certificado FSC, atualmente as empresas podem participar de três modalidades distintas, sendo Manejo Florestal, Cadeia de Custódia e Madeira Controlada.

 

Certificação de Manejo Florestal

Essa certificação assegura que o produtor faz uso da floresta de uma forma responsável. Ou seja, ele extrai dela a matéria que precisa sem que isso venha interromper o ciclo natural, assegurando a perpetuidade das espécies.

O cerificado pode ser concedido para pequenas ou grandes operações, bem como para as associações de comunidades. Ainda comtempla florestas plantadas ou naturais, e engloba produtos diversos, madeireiros ou não (como óleos, castanhas, sementes, cascas, e outros).

 

Certificação de Cadeia de Custódia (CoC)

Essa é uma certificação bastante extensa que garante a rastreabilidade da madeira, desde que ela é colhida na floresta até chegar ao consumidor final como produto. Essa certificação é oferecida para os produtores que manejam florestas certificadas.

Ela pode ser concedida para empresas e profissionais como serrarias, designers, fabricantes e até mesmo gráficas. Isso vai assegurar que o produto que chega para o consumidor final respeitou as exigências do conselho desde a plantação da floresta passando por toda a cadeia de produção.

 

Certificação de Madeira Controlada

Essa certificação ajuda as empresas já certificadas pela FSC para que possam evitar os produtos que tenham uma origem duvidosa ou considerada inaceitável pelo conselho. Ou seja, ele garante que a madeira utilizada é de fato de procedência legal e sustentável.

Para que uma empresa receba a certificação FSC de madeira controlada ela precisa demonstrar para o conselho que o material não possui nenhuma das seguintes origens:

  • extração ilegal de madeira;
  • extração que infrinja direitos civis e tradicionais;
  • extração em florestas com ameaça aos altos valores de conservação em função do manejo;
  • extração em áreas de floresta convertidas para plantações e outros usos não-florestais;
  • procedência de florestas com espécimes geneticamente modificados.

A madeira é um material belíssimo e que pode ser utilizado de várias formas, porém, não podemos desfrutar dela de forma irresponsável. A certificação FSC é o que nos possibilita, como empresas e consumidores, a utilização de madeiras que não foram extraídas de forma ilegal ou antiética.

Por isso, procure por empresas e marcas que carregam o selo FSC, para que você possa ter a beleza da madeira em seus ambientes, mas com a certeza de que para isso você não contribuiu com a degradação da natureza.

SIGA NAS REDES

Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This
WhatsApp Vamos falar via WhatsApp?