SHOWROOM(11) 93800-2444

O que é um piso esportivo?

 

Todos os ambientes precisam receber revestimentos com piso, porém, nem todo piso pode ser utilizado em qualquer ambiente. Existem restrições de uso do piso de todo tipo de material segundo aquilo que se deseja para o ambiente, as condições do contra piso, as agressões que o piso irá sofrer e ainda as necessidades de cada espaço. As quadras de esportes também precisam ser revestidas com piso, e para conseguir um bom resultado nesse espaço é utilizado o piso esportivo.

 

Descubra o que é um piso esportivo

Quem olha para uma quadra de esportes e vê o piso que a reveste nem sempre imagina que aquela camada superficial cobre a tecnologia presente nas quadras. As quadras com revestimento de madeira são preparadas com cuidado para se conseguir encontra o equilíbrio ideal entre as necessidades dos atletas e a qualidade e durabilidade que o piso precisa ter para ser vantajoso.

O piso esportivo de madeira pode ser feito com pisos de madeira do tipo assoalho ou taco, podendo-se utilizar qualquer uma de suas variações. O que vai fazer com que piso esportivo seja diferente daqueles utilizados em residências ou pontos comercias é o projeto elaborado.

Para ser instalado em quadras esportivas o revestimento de madeira não atua sozinho e vem acompanhado de compensados e neoprene. O neoprene é uma borracha sintética que foi desenvolvida para substituir a borracha natural. Inicialmente era utilizada para confecção de roupas de mergulho, mas atualmente tem diversas aplicações em vários setores, e para o piso esportivo é interessante por sua propriedades de maleabilidade, resistência a torções, resistência a bactérias e fungos e por ser anti-degenerativa.

Sobre a camada do revestimento de madeira do piso esportivo é aplicado um verniz de alta resistência e também tintas para demarcações que suportem as agressões em razão das atividades que acontecem nesse espaço.

O piso esportivo deve ser muito bem projetado

Para se projetar um piso esportivo é preciso considerar diversos fatores que precisam ser observados com cautela para não comprometerem a qualidade do piso, e este não adquirir características que atrapalhem as atividades. Por exemplo:

Amortecimento: O piso esportivo precisa ter a flexibilidade exata. Seu sistema de amortecimento deve equacionar com precisão a flexibilidade do piso para que não fique elevada demeais sou baixa demais. Um alto amortecimento atrapalha o rendimento do atleta e causa fadiga em razão do esforço feito para retomada de recuperação do movimento. Um amortecimento baixo demais pode ocasionar lesões em função do impacto que será alto demais.

O que é um piso esportivo - ParquetSP - Piso de madeira, escadas de madeira parquet, pisos de madeira, assoalho piso madeira, assoalho de madeira, rodapé de madeira, piso vinilico durafloor, piso de bambu, como instalar piso laminado, piso de taco, assoalhos de madeira, durafloor ritz, piso rustico, piso parquet, piso pronto, piso vinilico madeira, piso taco, rodape de madeira, rodapé mdf, piso em madeira, pisos madeira, piso vinilico tarkett, brise de madeira, piso laminado fotos, piso bambu, piso pronto de madeira, piso de bambu preço, pastilha de madeira, pronto piso, pronto piso, brises de madeira, deck para piscinas, revestimento de escada, taco palito, chao de madeira, piso de madeira de demolição, rodape mdf, piso madeira maciça, pisos em madeira, rodapés de madeira, pisos de madeiras, piso vinilico na parede, lambril de madeira, madeira para escada, asoalho, piso cumaru, pastilhas de madeira, fotos de piso laminado, piso madeirado, piso madeira de demolição, rodape madeira, piso ambienta, piso tarkett, assoalho madeira, pisos para escadas, piso para apartamento, piso de madeira ou porcelanato, durafloor vinilico, piso acustico, parquet piso, parquet piso, taco piso, madeira para piso, revestimentos para escadas, revestimentos de madeira, manta acustica para piso, piso laminado durafloor nature, piso pronto cumaru, madeira para assoalho, pisos para apartamento, fotos de piso, fotos de pisos laminados, vinilico durafloor, piso de parquet, pisos de madeira sp, parquet de madeira, assoalho de eucalipto, pisos de bambu, escada revestida de madeira, madeira piso, taco madeira.Reflexão: a reflexão que o piso permite à bola também precisa seguir normas pré-estabelecidas para que o rebote da mesma seja o ideal, e o amortecimento do piso é quem influencia nisso.

Aderência: pisos com pouca aderência podem causar escorregões nos atletas, mas ao mesmo tempo a aderência excessiva prejudica os movimentos, então, o projeto do piso esportivo precisa ter o equilíbrio ideal para que não esteja liso demais nem aderente demais.

Outro fator que exige um projeto muito bem elaborado do piso de madeira é a segurança desse piso para os atletas. O piso de madeira levanta questões acerca da sua segurança por existir o risco de soltar farpas e causar ferimentos em atletas, porém, a madeira utilizada é de alta qualidade e recebe tratamentos justamente para impedir que acidentes aconteçam. Os tratamentos no revestimento de madeira são feitos durante sua fabricação e depois de instalados, o que garante a segurança dos atletas, tanto pela não soltura de farpas como ao se obter o mínimo de frestas e calafetações.

Por isso, com o projeto ideal de um piso esportivo e ainda escolhendo a madeira certa, consegue-se um espaço perfeito para a prática de esportes, onde serão observadas todas as necessidades dos atletas e dos esportes, para que o piso favoreça a prática esportiva e tenha um impacto positivo para o bom desempenho dos jogadores, ao mesmo tempo em que evita lesões e acidentes.

SIGA NAS REDES
Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

FALE CONOSCO

× Como posso te ajudar?

Pin It on Pinterest

Share This