Logo ParquetSP
Piso de madeira manchado e riscado: como recuperar?
 | 

Charmosos, elegantes e que proporcionam conforto térmico para qualquer ambiente. Assim são os pisos de madeira! Além da alta durabilidade, eles também conferem mais personalidade na decoração, sendo uma excelente opção para as pessoas que desejam um toque mais natural para sua casa. Mas, após a instalação desse tipo de piso, é bom ter em mente que ele sofrerá danos ao longo do tempo, como riscos e manchas, e que precisará de uma revitalização. Hoje, vamos falar mais sobre como recuperar um piso de madeira manchado e riscado.

Manutenção do piso riscado ou manchado

Ao fundo da imagem, há um piso de madeira riscado.

Quando o seu piso de madeira está gasto, possivelmente riscado e com manchas, com certeza é o momento de renová-lo, mudando seu aspecto para garantir proteção para os próximos anos de uso.

O procedimento mais comum de restauração, geralmente, envolve lixar, raspar e envernizar novamente o piso para que ele fique com um aspecto novo. Em alguns casos, o lixamento superficial pode resolver o problema, mas se o verniz já estiver muito gasto e muito riscado, será necessário fazer o processo completo, removendo todo o verniz para aplicar uma nova proteção.

Para iniciar a manutenção do piso, o primeiro passo é avaliar a necessidade de reposição de peças, pois é muito comum que, em casas um pouco mais antigas, os tacos e parquets se soltem. Na hora de aplicar os tacos, o ideal é que o contra piso esteja desempenado e completamente limpo, livre de poeira, o que também vale a reaplicação no momento da restauração, pois é necessário remover todo o excesso de cola.

Com o processo de lixamento, todos os resíduos de cera e os riscos que deixaram o piso de madeira manchado, desaparecem. Desta forma, o piso fica “cru”, e é exatamente aí que entra a camada nova de verniz, dando brilho e proteção para a madeira.

Bônus: Como cuidar após a manutenção?

Atualmente, existe no mercado uma série de produtos específicos para os cuidados diários com o piso de madeira, que não se acumulam e não deixam manchas, não interferindo na ação do verniz. Mas, a recomendação mesmo é o uso de vassoura de cerdas macias ou esfregão de algodão ou microfibras, para não riscar o piso.

Ao fundo da imagem, há um piso de madeira riscado.

O que achou destas dicas? Deixe o seu comentário abaixo.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross