Logo ParquetSP
Piso ecológico ou piso sustentável?
 | 

A preocupação com o meio ambiente tem se tornado cada dia mais um tema relevante entre todas as pessoas. Tanto a população comum como as grandes empresas e governos. Isso porque o ser humano percebeu que sem os recursos naturais a sua própria vida acaba impactada. Na verdade, esse conhecimento da necessidade de preservar o meio ambiente é antigo. Porém, apenas quando o homem começou a perceber os estragos que estavam acontecendo na natureza pela sua própria ação e as consequências sobre sua vida, foi que o assunto ganhou uma forte relevância. Agora, é uma necessidade fazer parte do grupo de pessoas e empresas que buscam pela sustentabilidade. É claro que a ParquetSP está entre um essas empresas e trabalha com piso ecológico, ou piso sustentável.

O que é um piso ecológico?

Durante muito tempo a prática das empresas era extrair da natureza a matéria prima para fabricação de seus produtos. Porém, como os recursos começaram a ficar escassos e o impacto no meio ambiente chegou a um ponto perigoso, houve a necessidade de desenvolver outros métodos para continuar o progresso. Dessa vez, sem agredira a natureza. Foi assim que surgiu o termo sustentabilidade. Agora levado a sério pelas empresas que desejam atuar em conformidade com as leis ambientais e que possuem a responsabilidade socioambiental em sua gestão.

Os pisos de madeira eram fabricados a partir de espécimes retirados da floresta. Antes era feito isso de maneira indiscriminada, mas com o tempo a legislação passou a exigir licenças e documentos para realizar essa extração, além de compensações ambientais para mitigar os danos causados.

Mas, para as empresas que estavam um passo a frente, a saída inteligente foi adotar o uso de espécies vindas de áreas de reflorestamento, assim o piso ecológico foi criado, sendo fabricado a partir da matéria prima de árvores cultivadas especialmente para isso, sem retirar espécies nativas do seu habitat natural.

Por que o piso ecológico é importante?

As florestas devem ser preservadas para garantia da vida no planeta. Sem as árvores das matas água se torna escassa, as chuvas mais espaçadas e o ar mais poluído. É por isso que o piso ecológico é importante na preservação do meio, pois além de não ser procedente de madeira da floresta ele ainda é fabricado através de processos que causam o menor impacto possível na natureza. Quando esse impacto existe são realizadas ações compensatórias que possam reparar esses danos sem que o meio ambiente seja prejudicado.

Essa preocupação em preservar o meio ambiente é uma conscientização que está se tornando generalizada em todo o mundo. As empresas que não se adaptam a essa realidade, além de continuarem a agredir a natureza ainda perdem a preferência no mercado. Afinal, o consumidor dá preferência para aquelas que atuam com responsabilidade no mercado e procuram trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável.

Utilizar um piso ecológico nas construções, seja de residências, comércios ou empresas, gera um status positivo para o imóvel. Se tratando de empresas, ainda lhes garante selos, certificações e títulos que a colocam em evidência no mercado.

As certificações de piso ecológico

No Brasil as empresas que trabalham com piso ecológico podem receber certificações que garantem que seu produto respeita a natureza, como a certificação FSC e a Cerflor. Ambas certificações atestam que os produtos dessa empresa são provenientes de processos e fornecedores que atuam de maneira responsável e controlada no que diz respeito à extração da madeira. E ainda, que trabalham com matéria prima proveniente de reflorestamentos.

A ParquetSP possui essas duas certificações que garantem que ela trabalha com piso ecológico e que sua atuação no mercado não é nociva para o meio ambiente. O que denota a sua responsabilidade para com a natureza e a sociedade.

Para os clientes da ParquetSP, a certeza de estar adquirindo um produto de qualidade e ainda o estímulo à pratica sustentável de comércio de pisos de madeira. Para a ParquetSP a excelência em oferecer ótimos produtos, satisfazer os clientes com a qualidade que pode oferecer e ainda atuar de maneira limpa no mercado, cumprindo seu papel ao comercializar apenas madeira com atestado de origem, o que lhe garante ainda mais a confiança dos consumidores e o respeito da concorrência.

Siga-nos:
facebook Instagram Youtube Twitter Google+

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross