Logo ParquetSP
Raspagem: Entenda como é feita essa manutenção no piso de madeira
 | 

Embora a madeira, na década de 70, tenha perdido um pouco sua popularidade, agora ela voltou como forte tendência. Antes, perdeu seu espaço para a cerâmica, porém, as vantagens que a madeira oferece se sobressaem a esse e outros materiais, inclusive na questão manutenção. O piso de madeira pode ser renovado com uma restauração, algo que não acontece com outros materiais. Conheça, nesse artigo, a raspagem, uma restauração que renova o visual do piso de madeira.

Raspagem em piso de madeira

Os pisos com o tempo se desgastam e perdem sua aparência de novo. Isso acontece com todo tipo de material e por isso a manutenção é essencial para manter a aparência do piso. Porém, em alguns casos o piso chega num determinado estágio que já não é possível mais recuperar, mas isso somente se você não tem um piso de madeira.

A grande vantagem da madeira é que ela possibilita ser renovada por mais de uma vez. Sendo assim, se você adquire um imóvel com piso de madeira já antigo, se você herda uma casa antiga de família ou se o piso da sua própria casa perdeu a boa aparência após anos de uso, tudo bem, porque basta fazer uma raspagem para ter de novo um piso impecável.

A raspagem se trata de uma técnica de restauração de pisos de madeira que elimina riscos, fissuras superficiais, manchas, marcas, vernizes antigos, ceras, irregularidades e qualquer outro tipo de problema visual que seu piso possa apresentar.

A camada superior do piso de madeira é lixada e com isso as irregularidades de sua superfície são eliminadas e o piso volta a ficar totalmente nivelado e como se fosse novo. A madeira se renova, pois a camada agredida é eliminada, e com isso o piso retoma o visual da madeira natural.

Basta fazer a raspagem e o piso está pronto?

Apesar de a raspagem ser o procedimento que vai eliminar o aspecto envelhecido do piso, não é a única etapa da sua restauração. Raspar a camada superficial do piso é o primeiro passo e depois a madeira precisa ser tratada para ficar conservada.

Quando o piso é raspado elimina-se o verniz antigo e a proteção da madeira fica ainda menor. Por isso, depois de fazer a raspagem é preciso eliminar os resíduos que possam ter ficado, resultantes do procedimento e em seguida fazer a aplicação de resina ou verniz no piso.

Algumas pessoas preferem, depois de fazer a raspagem, mudar a cor da madeira e isso é possível com o processo de clareamento ou de ebanização, através da aplicação de produtos que vão escurecer ou clarear o piso, ou ainda aplicando tinta no piso. Porém, outros preferem manter a cor original da madeira, então, o verniz protetor fosco, acetinado ou com brilho é indicado, como o sinteco ou o cascolac.

Depois de fazer a aplicação do verniz é que a madeira estará protegida novamente contra umidade e novas agressões, além do trânsito de pessoas. Porém, é preciso lembrar que a raspagem é indicada somente para pisos de madeira maciça e que tenham no mínimo 2 cm de espessura, do contrário, haverá o comprometimento do piso e o mesmo pode ser danificado.

Quando a raspagem é indicada?

A raspagem do piso de madeira é indicada para:

  • Apagar arranhões;
  • Retirar camadas de verniz antigo;
  • Devolver a cor natural do piso;
  • Retirar a camada superior ressecada de madeira;
  • Eliminar as camadas excessivas de cera;
  • Amenizar as irregularidades da madeira.

Tábuas comprometidas não são beneficiadas com a raspagem, ou seja, em caso de contato com a umidade, pragas ou apodrecimento da madeira é preciso substituir o piso.

Para entender exatamente qual é o seu caso, entre em contato com profissionais da área.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross