Logo ParquetSP
Você sabe o que é janka?
 | 

É claro que você sabe que alguns materiais são mais resistentes e mais duros do que outros, não é mesmo? E em razão dessa dureza e resistência é que podemos planejar as diversas atividades e aplicações que podemos ter para cada material. Porém, um mesmo material pode apresentar durezas diferentes também.

Esse é o caso dos metais, dos plásticos e da madeira. Embora pertencentes ao mesmo grupo de materiais, esses três podem ser mais ou menos resistentes, variando em suas características segundo sua composição.

Tratando-se da madeira particularmente, para cada espécie há grau de dureza. Esse grau de dureza da madeira é determinado segundo a dureza janka. Você sabe o que é a dureza janka?

Janka, uma unidade de medida

Tudo o que precisamos mensurar ou medir é dado através de uma unidade de medida. A unidade de medida permite fazer comparações e ter a dimensão ou intensidade de um determinado material, força, energia ou o que se pretende medir. Assim, temos as unidades de medida que determinam peso, volume, massa, distância, comprimento, dureza, entre muitos outros.

Texto-horiz-Voce-sabe-o-que-e-janka-ParquetSP

A dureza se trata da resistência que um determinado material ou corpo apresenta quando se tenta introduzir outro material ou corpo sólido no primeiro. Assim, através da aplicação de força sobre ao material penetrante, é possível mensurar a resistência do material penetrado.

Na madeira a sua dureza é mensurada através da unidade de medida janka. É através da unidade janka que se determina e classifica a dureza de cada espécie de madeira, e assim, temos um parâmetro de comparação para saber qual madeira é mais ou menos resistente.

O teste de dureza para determinação da janka foi desenvolvido pelo austríaco Gabriel Janka (1864 - 1932), tecnólogo em madeiras que dedicou os seus estudos à resistência e à elasticidade de diversas espécies de árvores e sua madeira na região da Áustria. O método criado por ele na verdade se trata de uma modificação do teste de dureza de Brinell.

A janka é obtida em função dos quilogramas x força, tendo-se assim o kgf. Expresso em números, o kgf demonstra a resistência que madeira tem à penetração de uma semiesfera de aço com superfície de 1 a 2 centímetros. Essa semiesfera é pressurizada contra a madeira e em razão da força empregada para fazê-la penetrar nas fibras tem–se a dureza da espécie.

A medição da dureza da madeira é feita através desse método aplicado a sua superfície nas direções normal e também paralela às fibras. O resultado do teste mostra se a madeira é mais ou menos suscetível a ser danificada por arranhões e marcas, e também pelo tráfego intenso de pessoas quando se trata de pisos de madeira.

Texto-vert-Voce-sabe-o-queTexto-vert-Voce-sabe-o-que-e-janka-ParquetSP-e-janka-ParquetSP

Porque é importante conhecer a densidade da madeira

Existem muitas espécies de madeira que podemos escolher. Porém, não é conveniente escolher uma madeira apenas em razão da sua aparência. Isso porque dependendo de cada aplicação que se dará a ela e as agressões que possa sofrer, é preciso que a madeira seja mais ou menos resistente a determinada agressão.

Assim, as características da madeira são importantes na hora da escolha, porque podemos precisar de madeira resistente ao ataque de pragas, uma madeira leve, uma madeira mais impermeável, que resiste a exposição solar, que suporte o ambiente marinho, enfim, há muitas aplicações e possibilidades.

Por isso, quanto mais conhecemos da madeira, mas fácil é para escolher aquela mais adequada para cada situação. E a dureza da madeira meda em janka é essencial para sabermos aquela que possui maior resistência, que vai suportar as agressões e que vai durar por mais tempo, mesmo quando exigido muito do material.

Sempre que você for adquirir um piso de madeira ou qualquer outro produto desse material, atenha-se às características do mesmo para saber se atende suas necessidades. Conheça a dureza da madeira, fator importante que pode determinar o seu tempo de vida útil.

EspécieNome científicoDureza em JankaDurabilidade
AmendoimPterogyne nitens Tul.609alta
AmêndolaMimosa scabrella Benth.507baixa (macia)
CabreúvaMyroxylon balsamum1034alta
CarvalhoQuercus rubra L.665média
CumaruDipteryx odorata998alta
EucaliptoEucalyptus grandis580média
GuaiuviraPatagonula americana L.670alta
IpêTabebuia impetiginosa855alta
JatobáHymenaea courbaril1140alta
MarfimBalfourodendron riedelianum Engl.697baixa (macia)
MuicatiaraAstronium lecointei Ducke.789alta
RoxinhoPeltogyne recifensis Ducke1401alta
SucupiraBowdichia nitida Benth973alta
TauariCouratari cf. oblongifolia Ducke570média
Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross