SHOWROOM (11) 5053-8333

7 dicas para conservar o piso laminado

O piso laminado é uma excelente opção de revestimento para quem deseja ter o belo visual da madeira e muita praticidade no dia a dia. Disponível em diversas tonalidades, ele combina com os mais variados estilos de ambiente e compõe um visual moderno e agradável.

Mas para conservar a boa aparência de quando foi instalado, é fundamental tomar alguns cuidados a fim de garantir a sua conservação. Afinal, como qualquer outro material, ele também sofre danos se não receber a manutenção do jeito certo.

Para que você saiba o que pode ou não ser feito no seu piso laminado, preparamos este artigo trazendo 7 dicas que vão lhe ajudar a conservá-lo, preservando o seu belo aspecto por muito mais tempo. Acompanhe!

1 – Faça a limpeza do jeito certo

O piso laminado é muito prático e por isso ele é um dos queridinhos daqueles que têm uma rotina agitada ou querem uma casa limpa sem muito trabalho. Para fazer essa sua manutenção de rotina você precisa apenas de uma vassoura de cerdas macias e um pano ligeiramente úmido.

Procure limpar o laminado com certa frequência para evitar que a sujeira se acumule em sua superfície. Lembre-se de que ele, embora resistente, é delicado e pode sofrer danos caso seja necessário fazer uma limpeza pesada.

2 – Tenha cuidado com o excesso de água

Embora tenha uma certa impermeabilidade, isso não significa que o piso laminado possa ser submergido em água. Afinal, ele é composto por madeira e esse material absorve líquidos e sua estrutura pode ser danificada em função disso.

Então, se você não quer que o seu piso fique inchado não faça a limpeza com lavagem. Também evite usar esfregões encharcados ou panos molhados. O ideal é sempre um pano ligeiramente úmido e, preferencialmente, usar em seguida um seco para absorver a umidade.

3 – Proteja a superfície contra arranhões

O piso laminado tem uma película de proteção em sua superfície que garante o seu belo acabamento, mas ela pode ficar marcada ou arranhada caso você arraste móveis ou outros objetos sobre ele.

É verdade que há situações em que precisamos fazer a movimentação da mobília, como no caso de cadeiras. Sendo assim, o ideal é que você proteja os pés delas para minimizar o atrito com piso. As proteções também podem estar em móveis fixos para que, se movimentados, não fiquem marcas no laminado.

4 – Instale nos ambientes certos

Como dito, principalmente a umidade pode causar danos estruturais no piso laminado deixando-o inchado. Por isso, é recomendado que sua instalação seja limitada aos ambientes que possam assegurar a sua durabilidade.

O ideal é que ele seja instalado apenas em lugares onde não há muita umidade, evitando aqueles em que esse risco existe. Sendo assim prefira não instalar laminado em banheiros, lavanderias, saunas e áreas externas expostas à chuva.

Veja também: Como instalar Piso Laminado.

5 – Use produtos específicos para laminados

Não são todos os produtos que você costuma usar para fazer a limpeza da casa que podem ser aplicados na superfície do laminado. Substâncias como água sanitária, saponáceos e ceras siliconadas, por exemplo, não são boas opções.

Na dúvida, prefira aplicar apenas os produtos que são específicos para esse tipo de piso. Existem marcas disponíveis no mercado que comercializam essas substâncias e elas podem ser usadas com segurança, pois não danificam a estrutura nem a aparência do laminado.

6 – Evite produtos e instrumentos abrasivos

Como dito na dica número 3, o piso laminado pode ficar marcado ou arranhado caso sofra fricção de algum material abrasivo. Sendo assim, é preciso evitar na hora da limpeza a utilização de produtos ou instrumentos com essa característica.

Vassouras de piaçava, saponáceos, palha de aço e alguns tipos de bucha são exemplos de itens que podem arranhar o seu laminado. Portanto, o ideal é preferir sempre materiais macios e que deslizem facilmente sobre a superfície do piso.

7 – Remova imediatamente substâncias que caírem no piso

Se algo for derramado sobre o piso laminado é muito importante que a remoção dessa substância seja feita imediatamente. Ainda que pareça algo inofensivo, como algumas gotas de água, se não for removido isso pode deixar o piso manchado.

Prefira usar panos macios para fazer essa limpeza, papel toalha ou higiênico, pois eles têm uma boa absorção e vão eliminar todos os resíduos. O ideal é que em seguida você use um pano ligeiramente umedecido para ter certeza de que o local está totalmente higienizado.

A manutenção do piso laminado não é difícil de ser feita e para que ele se mantenha conservado por muito mais tempo basta você ter atenção e evitar aquilo que possa lhe causar danos. Seguindo essas dicas terá o seu revestimento como novo durante anos.

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This
WhatsApp Fale por WhatsApp?