Logo ParquetSP
Como Instalar Piso Laminado
 | 

O piso laminado é uma excelente opção para quem deseja ter um piso idêntico à madeira, e como instalar piso laminado é uma tarefa rápida, fácil e limpa, esse piso está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. O laminado é fabricado com uma base de madeira processada, que pode ser o aglomerado, compensado, MDF ou seus similares. Sobre essa base é aplicado o laminado melamínico ou fenólico (conhecido como Fórmica), que é a parte que estará em contato com os ocupantes do local, a superfície do piso. Mesmo sendo preferido com estampa que imita a madeira, o piso laminado pode ser encontrado com outras estampas e cores diversas, o que o faz muito versátil. Sua durabilidade ainda é menor do que o piso de madeira, sendo menos resistente à água, porém, se a instalação for bem sucedida, esse piso pode durar por muito tempo. Veja como instalar piso laminado corretamente a fim de proporcionar maior vida útil ao produto.

1º Passo: Meça o local – não há como começar a instalar o piso aminado sem saber a quantidade de piso que será necessária. Antes de tudo, meça o local para saber a quantidade de lâminas necessárias para a instalação. Cuidado na hora da medição! Leve em consideração o sentido em que irá instalar o piso laminado, se diagonal, transversal ou longitudinal.

2º Passo: Observar se há umidade – nenhum tipo de piso pode ser instalado em locais onde há umidade, por isso antes de instalar o piso laminado é preciso verificar se há a presença de umidade no contra piso. Uma dica para essa verificação é prender um pedaço de plástico no piso e esperar que se passem 24 horas. Se após esse período houver gotas de água no plástico, então é preciso primeiro acabar com a umidade, se não, então já podemos partir para o passo 3 e começar a instalar o piso laminado.

3º Passo: Nivelar e limpar o local – para instalar o piso laminado com sucesso é preciso que o local esteja devidamente nivelado e sem irregularidades. Essa regra vale para o chão e também para as paredes, que são fundamentais para o acabamento final da instalação. Também é necessário que antes de instalar o piso laminado seja retirada a sujeira que possa existir no local.

4º Passo: Ferramentas necessárias – depois de cumprir as primeiras etapas, é preciso conferir todas as ferramentas que serão utilizadas para instalar o piso laminado. São elas: esquadro, martelo, trena, pregos de aço, bloco batente, espaçadores, esmerilhadeira e serras (manual, tico-tico, circular e meia-esquadria). Caso você não se familiarize com essas ferramentas, então não se aventure a instalar o piso laminado sozinho. Nesse caso, procure por um profissional especializado para que seu piso não fique comprometido por má instalação.

5º Passo: Instalar a manta - antes de instalar o piso laminado propriamente dito, é preciso que seja instalada a manta, que serve como base para o laminado. A manta acomoda o piso e proporciona isolamento acústico, além de reter qualquer umidade que possa ultrapassar o contra piso e também ajuda a combater pequenas irregularidades. A manta deve ser instalada em sentido contrário ao desejado para o piso e sempre permitir um espaço de mais ou menos 1 cm da parede.

6º Passo: Instalar as réguas - nessa fase da instalação é que realmente se começa a instalar o piso laminado. As réguas ou lâminas do piso possuem encaixes do tipo macho e fêmea, por isso, para instalar o piso laminado não é preciso o uso de colas ou pregos. O encaixe macho deve ser voltado para a parede e ainda é preciso deixar um espaço para a dilatação do material, que deve ser de mais ou menos 1 centímetro e meio. Para instalar o piso laminado, você deve manter a régua ligeiramente inclinada e fazer o encaixe cuidadosamente, depois baixar a régua até que a união fique perfeita. Se for preciso empurrar um pouco mais para obter o encaixe, não bata com martelo, mas utilize o bloco de batente ou martelo de borracha.

7º Passo: Instalação dos rodapés e cantoneiras - nessa fase estamos terminando de instalar o piso laminado. Os rodapés são fixados na parede com o uso de cola, pregos sem cabeça ou parafusos de cabeça chata. Prefira fazer os cortes com serra meia-esquadria, que garante melhores ângulos.

Dicas úteis para instalar piso laminado

- Quando adquirir o produto, antes de instalar o piso laminado é importante deixa-lo no ambiente por 24 horas para que ele possa aclimatar-se. Esse período poderá ser útil, também, para a verificação da umidade como sugerido acima.

- É possível instalar o piso laminado sobre outros pisos como cerâmica, madeira, pedra, vinil ou cimento.

COMO-INSTALAR-PISO-LAMINADO-3-ParquetSP

- Não se deve instalar piso laminado sobre carpetes. Esse material deve ser removido de antemão.

- Não utilize cola para instalar o piso laminado. Os encaixes são desenvolvidos a fim de que o piso esteja fixado perfeitamente sem a necessidade desse material.

- Para realizar a transição entre o cômodo onde irá instalar o piso laminado e outros que tenham o mesmo piso ou pisos diferentes, recorra ao uso dos acessórios disponíveis para no mercado destinados à essa finalidade.

Para ter um piso laminado perfeito, recorra sempre à ajuda de profissionais capacitados que poderão instalar seu piso laminado com maior eficiência. Além disso, adquira produtos com qualidade garantida, que podem ser encontrados na ParquetSP. Referência no mercado pelas vantagens que oferece a seus clientes e pelas certificações que garantem seu diferencial.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross