Logo ParquetSP
Como decorar uma sala com piso vinílico
 | 

Se você quer decorar a sua sala de uma forma muito rápida e prática, uma excelente opção para isso é mudar o piso, nesse caso, optando pelo vinílico. Afinal, sua aplicação é muito simples, não faz bagunça e ainda é possível combinar com os mais diversos estilos de decoração.

Mas assim como qualquer outra mudança no espaço, é preciso planejar com cuidado a harmonização do piso vinílico com o ambiente e os demais elementos. Nesse momento, sempre surgem muitas dúvidas, porque queremos alcançar os melhores resultados, e foi pensando nisso que preparamos este artigo.

Continue lendo para conferir algumas dicas e recomendações na hora de decorar uma sala com piso vinílico para que você tenha um espaço agradável, aconchegante e de bom gosto.

Defina o estilo da decoração

Ao fundo da imagem, tem um sofá claro, piso vinílico e mesa de madeira com um tapete de cor clara.

Antes de tudo, o que você precisará fazer é definir qual será o estilo de decoração adotado para sua sala. Se ela já estiver montada e você pretender apenas renovar o seu visual, basta seguir o estilo que já estava anteriormente. Mas se você quiser mudar, então é interessante analisar quais são as características desse novo estilo pretendido.

Lembre-se de que o piso tem uma grade visibilidade no espaço que ocupa. Sendo assim, impacta significativamente a decoração e ajuda a definir a mensagem que ela transmite. Então, precisa estar perfeitamente harmonizado com todo o conjunto.

Existem os mais diferentes tipos de piso vinílico, com texturas muito variadas, portanto, a escolha precisa ser criteriosa para optar pela textura que melhor contraste com o estilo decorativo.

Harmonize com as cores do ambiente

Outro ponto importante para decorar os ambientes com piso vinílico é considerar as cores que serão utilizadas juntamente com ele. Afinal, o piso também tem a sua textura e cor, e para que você consiga harmonizar tudo com perfeição, é importante pensar nas tonalidades que serão exploradas naquele espaço.

Os elementos, objetos, plantas, pintura e também a mobília trazem suas cores e ajudam a definir a textura ideal do piso vinílico. Lembre-se de que tons claros ajudam a dissipar a luz iluminando o espaço e trazendo a sensação de amplitude, enquanto as escuras promovem o efeito contrário. Também procure harmonizar de modo que as cores não se tornem cansativas para olhar.

Faça o contraste com a mobília

O material das mobílias e a sua tonalidade também devem ser considerados na hora de decorar a sala com piso vinílico. Isso porque esse tipo de revestimento imita a madeira, portanto, apresenta texturas diferentes e tonalidades variadas de acordo com a espécie que representa.

Então se a sua mobília também é de madeira procure contrastar as cores dela com o piso para alcançar resultados harmônicos e agradáveis para os olhos. Caso seja de outro material, considere a cor dele e o estilo ao qual remete para que, assim como no caso anterior, tenha um belo contraste com o tom amadeirado do piso vinílico.

Considere o tráfego de pessoas

Outro ponto muito importante é a intensidade de tráfego de pessoas na sala que você pretende instalar o seu piso vinílico. Isso deve ser observado porque se por ali passarem muitas pessoas, é mais interessante que você instale um piso vinílico de alto tráfego. Ele tem uma resistência maior às agressões de uso.

Isso significa que o seu visual se manterá por um tempo mais prolongado minimizando a incidência de arranhões e prevenindo a descoloração no trecho onde as pessoas caminham.

Mas se isso não acontece no seu ambiente não é necessário fazer esse investimento, porque o piso vinílico comum será suficiente.

Proteja áreas com entrada de sol

Caso a sua sala favoreça a entrada da luz do sol por uma porta janela, porta ou vitrô, considere colocar uma proteção para minimizar a radiação sobre o piso vinílico. Isso porque esse revestimento é indicado para ambientes internos, já que o calor e a luz do sol causam alterações de tonalidade nas placas.

Você pode instalar cortinas, persianas ou colocar um tapete exatamente no local onde o piso será afetado pela radiação solar. Dessa forma evitará que ele fique manchado, mantendo a homogeneidade da textura e assegurando a durabilidade uniforme de todo o revestimento.

Ao fundo da imagem, tem um sofá claro, piso vinílico e mesa de madeira com um tapete de cor clara.

O piso vinílico é uma excelente opção para decorar a sala em função da grande variedade de texturas que ele apresenta e pela facilidade de fazer a sua instalação. Mas lembre-se de que ele precisa harmonizar com todo o conjunto para que o resultado seja agradável e esteja de acordo com o estilo que você deseja.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross